Governo do Estado do Espírito Santo
05/10/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h10

PM encerra Curso Nacional de Polícia Comunitária em Aracruz

A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), encerrou na última sexta-feira (03) o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (CNPPC) na sede do 5º Batalhão.

O objetivo do curso, iniciado no dia 29 de setembro deste ano, foi de propiciar aos participantes um elenco de conhecimentos multidisciplinares, capazes de desenvolver aptidões cognitivas e comportamentais na adoção da temática específica de Polícia comunitária e no gerenciamento da Segurança Pública, contribuindo desta forma para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a redução da criminalidade e que integrem a comunidade na busca de soluções conjuntas para o setor da Segurança Pública.

O curso qualificou 50 (cinquenta) profissionais de segurança pública dos Batalhões de Aracruz, Linhares, Colatina, Nova Venécia, São Mateus e Barra de São Francisco, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal de Linhares, além de 02 (duas) lideranças comunitárias de Aracruz, para o desempenho de seus papéis no contexto da Segurança Pública orientada pela filosofia de Polícia Comunitária em parceria com a comunidade.

O Major Campos, coordenador do Curso, falou da importância da qualificação dos profissionais para a sociedade: “Estamos ampliando as ações para o interior do Estado. O intuito é que cada promotor de polícia comunitária esteja apto a desenvolver ações que efetivamente reforcem a construção de uma cultura de Segurança Pública fundada nos paradigmas da modernidade, da inteligência, da informação e do exercício de competências estratégicas, técnicas e científicas”, destacou o Major.

A capacitação é fruto do Programa “Brasil Mais Seguro” firmado entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Além da turma de Aracruz, o Curso de Promotor de Polícia Comunitária já formou diversas turmas na região Metropolitana.

O Comandante do 5º Batalhão, Tenente Coronel Lube, salientou “que o policiamento comunitário é a ação de policiar junto à comunidade. Estamos ampliando e até reforçando a estratégia de policiamento comunitário em todas as companhias do Batalhão e o curso vem justamente atender essa demanda”.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard