Em uma operação integrada das Polícias Militar e Civil, iniciada nas primeiras horas desta quarta-feira (12), foram cumpridos vários mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar no município de Cachoeiro de Itapemirim. Os bairros alvos das ações foram o Zumbi, Eucalipto, BNH, Coramara, Vila Rica e Aquidaban. Na ação foram apreendidas armas, munições e drogas.
O saldo positivo resultou no cumprimento de 24 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar. Também foram apreendidas sete armas de fogo, sendo uma submetralhadora de fabricação americana 9mm, duas pistolas calibre 380, três revolveres calibre 38 e um revólver 32; 54 munições de diversos calibre, 27 buchas de maconha prontas para comercialização, um tablete pequeno do mesmo entorpecente pesando aproximadamente 71 gramas e material utilizado no embalo de entorpecentes.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alessandro Marin, a operação policial foi mais uma escalada das forças de segurança no município contra o tráfico de drogas e aos crimes correlatos, como homicídios e assaltos.
“Um grupo significativo de pessoas envolvidas com crimes foram retirados do convívio social, além de uma boa parte do armamento que esses grupos se utilizam para a prática desses crimes. Sabemos que ainda há muito a fazer, mas a ofensiva mostrou que tanto as Polícias, como o judiciário e o ministério público estão empreendendo todos os esforços para proporcionar a tranquilidade pública. Outras operações semelhantes vão acontecer, mas pedimos que a população denuncie os criminosos através do Disque-Denúncia 181. É anônimo. É grátis. É a arma do cidadão”, afirmou.
A operação foi coordenada pelo comandante do 9º Batalhão, o tenente-coronel Alessandro Marin, pelo subcomandante da 1ª Companhia do 9º Batalhão, tenente Rogério da Costa Schenerocke e pelo chefe do Serviço de Inteligência do 9º Batalhão, tenente João Barbosa. O delegado responsável à frente da operação foi Felipe Vivas, da Delegacia de Infrações Penais e Outras (Dipo) de Cachoeiro de Itapemirim. Apoiaram a ação as delegacias de Atílio Vivácqua, Castelo, Muqui, Mimoso do Sul, Marataízes e Itapemirim, o Batalhão de Missões Especiais (BME) e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer). Ao todo foram empregados na operação 135 policiais, sendo 50 policiais civis e 85 policiais militares.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573