A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), constatou em cinco propriedades da Zona Agrícola de Rio Bananal a atividade irregular de secagem de café. As fiscalizações ocorreram nas localidades dos Córregos Iriritimirim, Santa Emília e Capivara.
Durante a realização de patrulhamento preventivo, os policiais militares verificaram que algumas propriedades não possuíam autorização do órgão ambiental competente e outras realizavam suas atividades com a licença ambiental vencida. Para secagem do café, elas utilizavam como material combustível o eucalipto e a palha de café.
Os autores do crime ambiental foram identificados e imediatamente as atividades foram paralisadas. A guarnição informou que as propriedades somente poderão retomar as atividades dos secadores de café após autorização do órgão ambiental competente.
Para todas as constatações foram confeccionados boletins de ocorrência ambiental, que serão enviados ao Ministério Público para o início da devida ação penal, e para o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), responsável pela aplicação de multas pecuniárias e demais sanções administrativas.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 363