O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constatou uma ampliação de barragens e remoção de solo em Área de Preservação Permanente (APP), no município de Domingos do Norte, nessa segunda-feira (31).
Foi constatada uma ampliação irregular de três barragens e remoção de solo na localidade do Córrego Braço do Sul, zona rural do município. No local foi feito contato com os dois responsáveis e verificado que as atividades foram realizadas com uso de máquinas, atingindo uma área de 2,73 hectares com a finalidade de armazenar um volume ainda maior de água. Os responsáveis pelo empreendimento, porém, não procuraram os órgãos ambientais competentes para providenciarem os licenciamentos para a execução das atividades. Por se tratar de áreas de preservação permanente, em uma região de nascente e olho d’água, esse tipo de ação só seria permitida em caso de relevante interesse público.
Foram confeccionados boletins de ocorrências ambientais, referente à fiscalização e também relatórios fotográficos, os quais serão encaminhados para os órgãos ambientais competentes, para serem tomadas as medidas cabíveis.
“Com relação às barragens, é fundamental, antes de iniciar a construção, reforma ou ampliação, que sejam consultados os órgãos competentes, pois uma barragem construída fora das normas técnicas pode colocar em risco os recursos investidos e também comprometer a segurança das pessoas que residem nas proximidades”, destacou um dos militares que participou da ocorrência.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573