Após receber denúncias anônimas, uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, realizou fiscalização em um loteamento no bairro Perocão, em Guarapari, na tarde desta segunda-feira (04), constatando um aterro irregular em área de Preservação Permanente (APP), degradando uma área de 3500 metros quadrados, atingindo um córrego e uma área brejosa.
Segundo o sargento Goddio, que chefiava a equipe de fiscalização, o material utilizado para aterro era composto por resíduos sólidos provenientes de sacolas de lixo doméstico e entulhos de descarte de obras.
Foi confeccionado um boletim de ocorrência ambiental, o relatório fotográfico, e o responsável pelo empreendimento, identificado como um empresário de 52 anos, será intimado a fim de prestar esclarecimentos.
A Polícia Militar Ambiental orienta que qualquer que seja a finalidade do aterro, é importante que o proprietário realize o licenciamento ambiental. Não apenas pelo fato de se resguardar quanto a possíveis sanções administrativas, civis ou penais, mas principalmente para que a obra seja executada se autorizada, com o mínimo de impacto ambiental, protegendo, sobretudo o recurso natural mais importante que é o recurso hídrico.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573