A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Saúde, celebrou no início da manhã de hoje (10) o 20º aniversário do Programa de Reabilitação da Saúde do Toxicômano e do Alcoolista (Presta).
A solenidade foi realizada no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória, e foi prestigiado pela equipe do Presta e, especialmente, pelos pacientes do programa e seus familiares.
Com o slogan “Há mais de 20 anos trabalhando para que o fim possa ser início de um novo caminho”, a equipe profissional do Presta comemorou os resultados alcançados pelos quase 35 mil atendimentos já realizados desde sua inauguração, que culminaram no ano de 2011 com o reconhecimento no Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves), cuja participação foi honrada com a menção especial “Destaque Melhoria da Qualidade da Vida”.
O assessor da Diretoria de Saúde, tenente-coronel Amarildo da Silva, destacou a importância do programa fazendo uma analogia à pesca por meio de uma armação chamada espinhel, em que um peixe preso a um anzol acaba atraindo outros peixes, que acabam presos por outros anzóis em partes do corpo que não a boca. “Nosso programa, ao reabilitar o dependente, cuida também dos familiares”, ressaltou.
O evento ainda contou com uma belíssima apresentação musical composta por 12 internos do Presta. Os residentes entoaram alegremente “Eu quero voar, aprender. Por isso eu vou conquistar; buscar nessa vida o que ela oferecer”.
O coordenador do programa, tenente Rubens José Loureiro, salientou que o trabalho em equipe é a marca do Presta. “Neste dia homenageamos todas as pessoas que passaram pelo programa e o marcaram com sua história”, disse ao referenciar as pessoas que fizeram e fazem parte da equipe responsável pela recuperação de muitos.
Ao ressaltar que às pessoas atendidas pelo programa é garantido o anonimato, o tenente Rubens afirmou que o Presta é sinônimo de retorno à dignidade, de valorização da vida, de crença na mudança e do amor pela causa.
Na oportunidade, o supervisor de triagem e internação, tenente Charles, salientou que os serviços desempenhados pelo Presta estão constantemente sofrendo aperfeiçoamento em virtude das parcerias conquistadas. “Não poderíamos deixar de mencionar o suporte oferecido pela Diretoria da Tecnologia da Informação (DTIC) na elaboração de um programa de informática para o Presta. Na pessoa do cabo Oliveira, que aqui representa o diretor da DTIC, estendemos nosso abraço a toda equipe”, disse o tenente.
Outra pessoa que recebeu elogios pela criação da nova logomarca do Presta e de uma revista online sobre o programa foi o soldado Soares, da Diretoria de Comunicação Social (DCS).
VIDA
“O Presta para mim representa vida”. Foi com essa afirmação que a pedagoga C.S.M., 56 anos, contou um pouco de sua história de superação.
Ela disse que dos 15 aos 54 anos foi dependente de diversas drogas, entre elas a maconha, a cocaína e o “LSD”. Como usuária ativa, a pedagoga testemunhou que chegou a ser amarrada, pois em uma das várias crises que teve chegou a tentar matar sua filha e seu esposo.
Ao afirmar que hoje é uma pessoa feliz, C. recordou que ficou sabendo do Programa de Reabilitação oferecido pelo HPM por meio de um irmão que tem amigos policiais. No ano de 2012, a pedagoga procurou ajuda e ficou internada por 35 dias, sendo que após o período de residência ainda realizou um acompanhamento de mais 11 dias.
“Se eu não tivesse sido internada, certamente teria morrido, porque cheirava cocaína todos os dias. Além disso, não sabia o que era sorrir. Era prisioneira dentro de mim”, exclamou.
A ex-dependente salientou que para ela o passo mais importante foi a decisão de se tornar livre, e a busca na religião. “Agradeço a Deus diariamente por ter me libertado das drogas”, concluiu.
PRESTA
O Presta foi iniciado em Agosto de 1995 e atualmente conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, professor de educação física, psicólogo, arteterapeuta, conselheiro em dependência química e assistente social.
A promoção, a prevenção, o tratamento e a reabilitação de pessoas com problemas de dependência química são algumas das metas do programa, que possuí 18 leitos para internação de civis e militares.
Objetivando prestar apoio, outros programas participam na reabilitação, a exemplo do Alcoólicos Anônimos (AA), do Narcóticos Anônimos (NA), e do Alcoólicos Anônimos para parentes e amigos de Alcoolistas (ALANON).
De acordo com o Coordenador do Presta, tenente Rubens, os agendamentos para o grupo de acolhimento podem ser realizados pelo telefone (27) 3636-6581. Após o acolhimento, o paciente passa por uma triagem e, caso seja voluntário, será encaminhado para a internação, que dura em média 40 dias.
Mais informações:
Toda segunda-feira, a partir das 8h, pelos telefones: (27) 3636-6581 / 3636-6585 / 3137-1765. Ou pelos e-mails: coordenadorpresta.ds@pm.es.gov.br/ secretariapresta.ds@pm.es.gov.br / terapiapresta.ds@pm.es.gov.br
REVISTA ONLINE
Link de acesso para a Revista Online do Presta: http://pt.calameo.com/read/0017181890d58a83b6f8d (copie e cole em seu navegador).
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573