Uma operação conjunta entre a Polícia Militar, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), apreendeu, na madrugada dessa terça-feira (15), cerca de 1.000 metros de pano de rede de diversas malhas.
Após o recebimento de várias denúncias, uma equipe da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, junto com agentes do ICMBio e do IBAMA, deslocou até a foz do Rio Doce, na Vila de Regência, Linhares, a fim de fiscalizar a utilização de redes de espera de forma irregular. Os policiais constataram que várias redes estavam armadas na Zona de Confluência entre o Rio Doce e o Mar e recolheram todo o material.
No momento da apreensão ninguém foi detido, haja vista que, nesse tipo de pesca, as redes são armadas e os pescadores retornam várias horas depois para retirá-las e recolher o pescado. O material apreendido ficou depositado na Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama.
ZONA DE CONFLUÊNCIA: Define-se como zona de confluência de rios, lagoas e corredeiras a extensão de 1.000 metros do acidente geográfico anterior à sua junção com o mar, rio ou lagoa. Nessa área é proibida a utilização de artes-de-pesca fixas ou flutuantes de acordo com a Portaria 681 da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE). Os infratores estão sujeitos a crime ambiental previsto na Lei 9.605/98.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573
E-mail: c