Na manhã dessa terça-feira (06), um total de 169 kg de peroá proveniente de pesca irregular foi apreendido por militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, em Guarapari. A embarcação também foi apreendida e o proprietário conduzido ao plantão policial por crime ambiental.
A operação foi planejada após denúncias sobre a captura de peroá com tamanho inferior ao permitido e com a utilização de equipamentos proibidos, em Guarapari. Em uma das embarcações fiscalizadas, o proprietário do barco não apresentou a carteira de pescador profissional e a autorização do IBAMA para que possa realizar pesca de peroá.
Por se tratar de crime ambiental, realizar a pesca de uma determinada espécie sem autorização do órgão ambiental, o proprietário da embarcação foi conduzido ao plantão policial, juntamente com o pescado apreendido. A pena prevista é a de detenção de um a três anos e multa.
A Polícia Ambiental informa que a pesca de peroá possui algumas regulamentações. Esse peixe não pode ser capturado por meio de um petrecho conhecido por puçá e o tamanho mínimo para a pesca e comercialização dos indivíduos é de 20 cm. Denúncias podem ser feitas através do telefone 3636 1650.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573