11/05/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h25

PM apreende oito armas e prende 13 homens em sete horas

A Polícia Militar apreendeu oito armas, entre revólveres, pistolas e espingardas, em sete horas de atuação, na região metropolitana da Grande Vitória. Treze pessoas foram presas e quatro menores foram apreendidos entre a noite de quarta-feira (11) e a madrugada desta quinta-feira (12). Os policiais também encontraram drogas e munição com os detidos.

Em Vitória, um adolescente de 16 anos e C.A.S.J., 24 anos, foram flagrados pelos PMs
quando tentavam pular o muro de uma escola no bairro Itararé, à 1h40 desta quinta-feira. Com eles, foram encontrados R$50,00 em dinheiro e 10 papelotes de cocaína.

Em Vila Velha, um aluno de 16 anos foi flagrado com um revólver calibre 38 dentro da sala de aula, na Escola Municipal Macionília Maurílio Bueno, no bairro Ilha das Flores. Ele foi detido por uma equipe da Patrulha Escolar, às 20h20 de quarta-feira.

No mesmo município, outros dois menores de 13 e 15 anos foram apreendidos na madrugada desta quinta-feira, à 0h50, com seis pedras de crack e cinco buchas de maconha. Duas horas depois, em Boa Vista I, quatro homens foram presos num bar depois que a Polícia Militar recebeu denúncia anônima de que havia pessoas armadas no local. No banheiro masculino do bar foi encontrada uma pistola calibre 6.35.

Na Serra, a Polícia Militar realizou três ocorrências em quatro horas. Em Nova Almeida, duas pessoas foram presas, uma espingarda calibre 12 e munições foram apreendidas. Em Colina da Serra, um homem de 33 anos foi preso com um revólver calibre 38. Em Novo Horizonte, policiais do BME prenderam quatro homens com droga, dois revólveres calibre 38 e uma pistola calibre 380 na noite de quarta-feira.

Em Guarapari, um jovem de 23 anos foi preso com um revólver calibre 38, dentro de sua casa, no bairro Santa Rosa, às 23 horas de quarta-feira, depois de balear um rapaz de 19 anos.

Todos os detidos, as armas, munições e drogas apreendidas foram encaminhados para as delegacias dos municípios.

Incentivo aos Policiais Civis e Militares

A lei complementar 332, criada em outubro de 2005, instituiu o “Programa de Incentivo à Atuação Policial”, que gratifica policiais civis e militares, pela apreensão de armas de fogo sem registro e/ou autorização legal de porte.

Em janeiro deste ano, o governo do Estado regulamentou o decreto nº 2665-R, promovendo mudança nos valores pagos aos policiais que realizam apreensões de armas de fogo sem registro e/ou autorização de porte. Além disso, foi regulamentado o pagamento de bônus para apreensões de acessórios e munições.

O sistema de pontuação referente aos tipos de armas apreendidas permaneceram. No entanto, os valores aumentaram. Cada ponto, que antes equivalia a R$ 1,00, passou a valer um VRTE (Valor de Referência do Tesouro Estadual), que equivale a R$ 2,1117. Com isso, a apreensão de um revólver, por exemplo, que era remunerada em R$ 100,00, passou a ser remunerada em R$ 211,17, mais que o dobro da anterior.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva