Nesse final de semana, militares do 9º Batalhão apreenderam cinco armas de fogo e recuperaram três veículos durante o policiamento no Sul do Estado. Durante as ações foram detidas 18 pessoas.
Na sexta-feira (30), policiais militares do serviço de inteligência receberam denúncia anônima dando conta de que oito pessoas estariam armadas em uma residência do bairro Valão, e que elas estariam planejando um confronto para retomar o controle do tráfico no bairro Zumbi. Os militares do serviço de inteligência, juntamente com várias viaturas caracterizadas, prosseguiram ao local e realizaram um cerco policial.
No endereço denunciado as equipes abordaram dois homens e apreenderam com eles uma pistola calibre .40 e uma pistola calibre .380, além de dois carregadores e 23 munições.
No bairro Maria Ortiz, os policiais prosseguiram até a Avenida Jones dos Santos Neves para verificarem a informação de que um homem se passando por um comprador pediu para fazer um teste com uma motocicleta CBR 600 e não havia retornado. O suspeito ainda deixou um veículo VW Saveiro no local para não levantar suspeita. No local, a equipe constatou que a caminhonete possuía restrição de roubo. O criminoso e a motocicleta não foram encontrados.
No bairro Doutor Gilson Carone, os policiais encontraram em uma oficina um motor de uma motocicleta Kawasaki com restrição de roubo e partes de uma moto de trilha que havia sido furtada. Um funcionário do estabelecimento e as partes dos veículos foram encaminhados ao plantão policial.
Durante o patrulhamento no bairro São Luiz Gonzaga os policiais prenderam o jovem R.B.V., 19 anos, que possuía em sua casa um revólver calibre 22, municiado com 07 munições, 01 munição calibre .22 e um pino de cocaína.
À noite, depois do roubo por dois indivíduos armados de um veículo VW/Gol na localidade de Flecheira, Atílio Vivacqua, policiais militares efetuavam patrulhamento na Gruta, em Cachoeiro, e avistaram o carro roubado. Ao realizarem a abordagem ao referido veículo, os integrantes tentaram dispensar as armas no matagal, mas elas foram encontradas, sendo uma garrucha calibre. 22 e uma espingarda cartucheira sem calibre aparente. Foram detidos L.F.S., 27 anos, e G. P. dos S., 23 anos, que já possuía passagem por roubo.
No sábado (1º), em Castelo, policiais militares avistaram o momento em que dois suspeitos em uma motocicleta abandonaram uma sacola e fugiram ao perceberem que seriam abordados. A equipe constatou que o embrulho continha 09 buchas de maconha e um triturador. O material apreendido foi encaminhado ao departamento policial do município.
No bairro Novo Parque, dois homens acusados de assaltarem postos de combustível na Linha Vermelha foram presos durante o patrulhamento na Rua Alfredo Levi Ramos. Uma motocicleta que era utilizada nos crimes e que estava com a placa adulterada foi apreendida.
No domingo (02), no bairro Sumaré, R.N., 36 anos, foi preso por ter desacatado um juiz eleitoral.
Em Atílio Vivacqua, Vargem Alta e Castelo, cinco pessoas foram presas no momento em que faziam “boca de urna”.
No bairro Alto União, as equipes recuperaram uma motocicleta Honda/CG 125 com restrição de furto. Ninguém foi detido.
No bairro Vila Izabel, em Castelo, um eleitor de 33 anos foi preso por tirar fotos da urna com um aparelho celular.
Em São Pedro, Muqui, um candidato a vereador foi preso por “boca de urna” na Escola Senador Dirceu Cardoso.
Em São José de Fruteiras, Vargem Alta, policiais militares detiveram J.G.P., 47 anos, candidato a vereador, fazendo ¨boca de urna¨, com distribuição de material de campanha eleitoral
Em Mimoso do Sul, no Centro, os policiais detiveram T.D.S., 38 anos, por propaganda eleitoral irregular.
Todos os envolvidos e materiais apreendidos nas ações foram encaminhados aos departamentos policiais para o registro das ocorrências.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573