Governo do Estado do Espírito Santo
16/11/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h37

PM apreende aves em condomínio de Guarapari


Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam diversas aves suspeitas de receberem maus-tratos, na tarde deste domingo (16), em um condomínio no bairro Palmeiras, município de Guarapari. Os policiais chegaram até o local através de denúncias anônimas de possíveis maus-tratos e irregularidades nas documentações das aves.

No lugar denunciado, os militares entraram em contato com o responsável pelas aves, um homem de 42 anos. A equipe solicitou que ele apresentasse a documentação dos animais, no entanto foram apresentadas somente duas notas fiscais referentes a dois tucanos e dois papagaios da espécie Amazonas aestiva, popularmente chamada de papagaio-verdadeiro. De acordo com o responsável, os papagaios haviam morrido.

Em outra nota fiscal havia discriminação de duas araras-canindé. A equipe verificou que a numeração das anilhas nas aves não conferia com as da documentação.

Segundo o sargento Clovis Fernandes, foi registrado um boletim de ocorrência ambiental com relatório fotográfico. “No interior dos viveiros existiam muitas fezes, restos de comidas e de frutas, a água estava amarela e com mau cheiro, motivos pelos quais as aves exóticas também foram recolhidas”, ressaltou o sargento. Disse ainda que o papagaio-chauá e o periquito estavam soltos no quintal, porém, sem condições de voar, e que a asa do papagaio estava machucada e sem as penas que sustentam o voo.

As aves foram apreendidas e o responsável encaminhado ao DPJ de Guarapari e apresentado à autoridade local. Ao todo foram apreendidas duas araras-canindé, dois tucanos, um papagaio-chauá, um periquito, uma arara-colombiana, uma jandaia e dois ring necks.

Ao final da ocorrência, as aves foram levadas para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental em Cariacica, de onde serão levadas para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho.

Toda a documentação produzida será também encaminhada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para averiguação das notas fiscais e anilhas.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard