Governo do Estado do Espírito Santo
05/08/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h32

PM Ambiental recolhe animal silvestre em condição de risco

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental recolheu um gavião no município de Cariacica, após receber uma solicitação pelo telefone da 1ª Companhia do BPMA. De acordo com o solicitante, o animal estava sofrendo ataques de macacos saguis no interior de uma serralheria no Bairro Porto de Santana e corria risco de vida.

A ave foi resgatada pelos militares do BPMA e levada inicialmente para o viveiro da 1ª Companhia, em Cariacica. Posteriormente, o animal será encaminhado ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz. Lá, a ave receberá atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possa voltar à natureza.

A Polícia Militar Ambiental orienta a população capixaba a não capturar ou manter animais em cativeiro, pois o enclausuramento causa estresse no animal silvestre. Os interessados em fazer uma devolução voluntária podem procurar os Destacamentos de Polícia Militar Ambiental e não serão responsabilizados penalmente.

O BPMA destaca, ainda, que manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9605/98; e a pena é de seis meses a um ano, além de multa, uma vez que a fauna silvestre é propriedade do Estado e normalmente não pode viver no habitat humano. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 (Disque-Denúncia), 190 (Ciodes) ou 3336-4515 (1ª Companhia do BPMA). Para denunciar não é necessário se identificar.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard