“Todas as pessoas ficam curiosas e geralmente param o que estão fazendo, olhando para o céu quando avistam um helicóptero voando. Agora imagine utilizar essa “maravilha dos tempos modernos” como a única ferramenta capaz de resgatar 151 pessoas de locais que somente eram acessíveis por helicópteros e em condições meteorológicas extremas”. Esse foi o incentivo que o capitão Marcelo Vieira Hollanda, piloto do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), teve para dar início ao projeto do livro Anjos Audazes.
A tragédia provocada pelas enchentes no final do ano de 2013 marcou a vida dos policiais e dos voluntários civis, que trabalharam de forma incansável para salvar vidas e minimizar os danos causados.
Surgiu então o interesse em escrever uma obra literária, ação que ele classifica como desafiante, tanto o quanto a busca pelo desafio que acompanha a rotina de todo piloto. Outra intenção é poder contribuir com a aviação de segurança pública no país.
Fazem parte dos objetivos da produção do livro relatar e compartilhar experiências pessoais e de um grupo de pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos que servem no NOTAer. O que poderá auxiliar profissionais da aviação de segurança pública em missões futuras.
A obra ainda contém um breve histórico sobre a evolução e o funcionamento do helicóptero. Além disso, detalha a rotina de uma unidade de aviação de segurança pública, exemplificando uma operação em que a participação do NOTAer foi decisiva para a prisão de uma quadrilha de traficantes que utilizavam um helicóptero de um Senador da República para transportar 445 Kg de pasta base de cocaína, sendo tal fato divulgado em rede nacional.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573