Governo do Estado do Espírito Santo
17/12/2015 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h50

Pesquisa resgata história do Batalhão de Missões Especiais

Uma pesquisa realizada neste mês pela Seção de Comunicação do Batalhão de Missões Especiais (BME) resgatou mais de uma década de história da Unidade.

Fatos registrados nos informativos “O Combatente” estão agora disponibilizados na página do BME na internet. O informativo é uma ferramenta de comunicação que narra acontecimentos de interesse do batalhão. Em um minucioso trabalho de pesquisa, a equipe da 5ª Seção recuperou as plataformas de criação dos primeiros editoriais que contam as histórias mais relevantes do BME desde 2004.

A primeira edição, lançada em dezembro de 2004, comemora os 18 anos do Batalhão de Missões Especiais e traz a narrativa do então Comandante da Unidade, Major Dejanir Braz Pereira da Silva. A mesma edição registra também todo o “staf” daquela época, citando o nome de oficiais que, ao longo do tempo, destacaram-se em importância para o BME. Alguns chegaram a comandar a Unidade.

Os resultados operacionais de 2004 estão registrados na edição número 2, que também cita a inauguração dos boxes construídos no BME para abrigar os semoventes que ainda estavam na Companhia de Operações com Cães sediada em Carapina, Serra.

O ano de 2005 foi marcado pela aproximação institucional do batalhão com empresas de grande porte do ES, que gerou bons frutos ao BME e rendeu resultados significativos à segurança pública. Em maio daquele ano, 35 militares recém-formados passavam a integrar as fileiras do Batalhão de Missões Especiais e que, hoje mais experientes e em novas posições hierárquicas, ainda colaboram com seus esforços.

Outros fatos importantes como a criação da Companhia Tático Motorizado, a mudança da Cia de Operações com Cães para a sede do BME, as grandes operações prisionais, resultados operacionais, instruções especiais, cursos, enfim, uma enorme gama de informações que até então estavam dispersas, estão atualmente disponibilizadas na página do Batalhão de Missões Especiais na internet em www.pm.es.gov.br/bme.

O 2º Tenente Anthony, chefe da 5ª Seção, ressaltou a importância desse trabalho de pesquisa. “É a história viva do Batalhão de Missões Especiais. É a valorização de grande parte de nossas ações e uma forma de resgatar os fatos mais relevantes na última década do BME no Estado. Estamos oferecendo ao cidadão, aos nossos antigos militares e também aos mais novos, a oportunidade de conhecer ou relembrar nosso passado e compará-lo com a nossa situação atual. Evidenciamos nossa evolução na última década”, ressaltou.

O Cabo Anderson Keller, auxiliar na Seção de Comunicação, destacou as dificuldades enfrentadas no levantamento das informações. “Tivemos dificuldades em localizar alguns arquivos que, infelizmente, perderam-se com o passar do tempo. Embora a maioria dos links disponibilizados esteja completa em nossa página, alguns mostrarão informativos inacabados, faltando algumas fotos, mas as informações históricas estarão lá, registradas para sempre”, destacou.

Já o Comandante do BME, Tenente-Coronel Pires, exaltou a iniciativa e destacou a importância das ações do passado que contribuíram para o presente e fazendo com que, no futuro, a sociedade conte com uma “tropa de choque” que continue prestando os melhores serviços. “Esta qualidade é o que sempre devemos perseguir”, ressaltou o Comandante.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard