Governo do Estado do Espírito Santo
06/07/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 11h01

Pescadores encontram pinguim em Guarapari.

Na noite de quinta-feira (04) pescadores encontraram um pinguim na Praia de Meaípe, em Guarapari. O animal foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental (BPMA), onde segundo informações a ave estava fraca e se debatia contra as pedras.

A ave é um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), que não apresentava ferimentos externos e foi encaminhada para o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) em Cariacica, para reabilitação, estudos e estatísticas de seu aparecimento em águas capixabas.

Segundo o comandante da 1ª Companhia Ambiental em Cariacica, Capitão Eliezer Pontes, após a recuperação da ave, deverá ocorrer então soltura em local de corrente marítima favorável ao transcurso de sua jornada. O capitão Pontes informa o seguinte “é comum às pessoas ao encontrarem essas aves, logo oferecer algum alimento e colocá-las em algum compartimento gelado. Atitude errada, pois podem contribuir para a sua morte, sendo o correto, aquecê-las e colocá-las em uma caixa de papelão com jornais, acionando imediatamente os agentes do BPMA ou outro órgão ambiental”.

A Polícia Ambiental orienta caso encontrar um pinguim nadando próximo à praia, ativo e esperto, não tente capturá-lo, somente em caso de encalhe e se estiver debilitado. Procure monitorá-lo à distância para não assustá-lo. Se for necessário capturá-lo, coloque em uma caixa de papelão com jornal ou pano, mantendo a ave seca e aquecida com uma lâmpada incandescente e não dê alimentos. Se for necessário transportá-lo, não o coloque em porta malas ou compartimento abafado por conta do calor excessivo. Faça o transporte no banco de passageiros e em uma caixa aberta. Acione imediatamente os agentes do BPMA ou outro órgão ambiental mais próximo.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard