06/07/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h43

Patrulha Rural: policiamento voltado para o interior de Norte a Sul do Estado

Para atuar de forma preventiva e ostensiva nos distritos e localidades mais afastadas do interior do Estado, a Polícia Militar do Espírito Santo implantou a patrulha rural para atender 13 municípios de Norte a Sul do Estado.

Além de reforçar o policiamento no campo, a ação busca coletar informações acerca dos problemas enfrentados pelas comunidades no que diz respeito à segurança pública. No entanto, o principal objetivo é orientar o homem do campo, apontando medidas preventivas que vão desestimular e até mesmo impedir a prática de diversos delitos.

No Sul do Estado

A 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizada em Afonso Cláudio, iniciou a patrulha rural no final do ano passado. Em poucos meses o trabalho já tem mostrado resultados positivos, com grande aprovação dos moradores das regiões.

O projeto está sendo desenvolvido para atender as demandas em relação à segurança da área rural nos municípios de Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e Laranja da Terra – regiões que abrangem a 2ª Cia Ind.

Segundo o comandante da companhia, major Carlos Alberto Bariani Ribeiro, a Patrulha Rural foi desenvolvida para que a Polícia Militar possa evitar crimes, agindo diretamente com a comunidade, recebendo denúncias. Além de fazer preventivos em estabelecimentos escolares e comerciais, os militares também ministram palestras e atuam, em último caso, de forma repressiva.

“Nosso objetivo é criar a sensação de segurança e facilitar que as pessoas denunciem qualquer tipo de crime porque antes, os moradores não denunciavam pensando que a polícia não iria aos locais por ser no interior. Eles só acionavam a PM quando aconteciam crimes mais graves”, explicou o comandante.

Na primeira etapa do projeto, que completou sete meses, estão participando policiais selecionados com parâmetros como “operacionalidade” e que conhecem bem todas as regiões a serem policiadas.

O major Bariani explicou que as localidades atendidas estão em média, a 20 quilômetros de distância da sede da companhia. Dentre os crimes que mais acontecem no interior são os de menor potencial ofensivo, sendo em sua maioria, delitos de trânsito, violência doméstica, furtos de equipamentos agrícolas e algumas ocorrências relacionadas ao uso de drogas.

No Norte do Estado

O comando do 2º Batalhão, que fica em Nova Venécia, implementou o Policiamento Interativo Rural, diante da perspectiva de recorde na produção e na colheita de café desta estação. Além de Nova Venécia, o 2º BPM atende aos municípios de Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.

Nesse período, trabalhadores oriundos de outros estados chegam à região em meio a outros trabalhadores contratados e muitas vezes acabam se envolvendo em confusões e cometendo crimes. Por isso, a atuação policial tem prevenido e reprimido as ações delituosas, principalmente, porque os policiais visitam as propriedades rurais e realizam o cadastramento desses trabalhadores.

Após a iniciativa, que também distribui cartilhas sobre segurança no meio rural, diversos agricultores têm procurado o comando do batalhão para agradecer aos policiais. Dentre eles o agricultor José Valdir Fornaciari, morador do Córrego da Areia, distrito de Nova Venécia: “a presença de viaturas da Polícia Militar nas propriedades rurais vem trazendo sensação de segurança à população rural”, disse.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva