Nesse fim de semana, O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recebeu voluntariamente cinco pássaros silvestres, entre eles dois papagaios-chauá, espécie atualmente ameaçada de extinção. O fato ocorreu na localidade de Córrego Beija Flor, zona rural de Alto Rio Novo. Um homem de 38 anos, produtor rural, solicitou o recolhimento dos animais, que além dos papagaios incluía um melro, um bigodinho e um coleiro-papa-capim.
Após esse atendimento, a guarnição se deslocou para Pancas e no trajeto visualizou em duas residências vizinhas diversas gaiolas. Na fiscalização foi constatado que nenhuma das aves possuía registro junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). Foram apreendidos um total de sete pássaros, sendo um trinca-ferro e seis coleiros papa-capim.
A Polícia Ambiental informa que aquelas pessoas que mantém animais silvestres em cativeiro sem o registro junto ao IBAMA podem prosseguir até a Unidade mais próxima de sua residência para realizar a entrega voluntária do animal ou por telefone solicitar que uma equipe realize o recolhimento, evitando assim responsabilidade criminal e multa.
A legislação prevê pena de detenção e de multa para quem praticar este crime ambiental. A multa é de R$ 500,00 por indivíduo de espécie não ameaçada de extinção e de R$ 5.000,00 por indivíduo de espécie ameaçada de extinção. A entrega voluntária não implica em penalidades.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573