O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em atendimento a denúncias anônimas apreendeu 30 pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro sem registro emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), nos municípios de Vitória e Anchieta. As ações foram nesse final de semana.
Em Vitória, uma denúncia informava sobre a realização de um torneio de canto de pássaros silvestres na Praça São José Operário, no bairro Maruípe. No local, a equipe verificou diversas gaiolas com as aves dispostas em uma arena, onde as pessoas poderiam apreciar o evento. Na fiscalização foram constatados que sete pássaros do evento estavam irregulares. Foram apreendidos um trinca-ferro, um canário-da-terra e cinco coleiros. Não foi possível identificar os donos dos animais.
O organizador da Associação Capixaba Amadorista de Pássaros testemunhou a fiscalização e informou que o local é utilizado para um encontro de amigos, que expõem as aves para canto, não sendo um ato oficial e que pessoas desconhecidas, que não fazem parte do grupo, expõem pássaros irregulares, trazendo transtorno para o evento.
Em Anchieta, outra denúncia anônima informava sobre um homem que mantinha em sua residência vários pássaros silvestres em gaiolas. No local, a guarnição constatou nos cômodos da casa um total de 23 gaiolas, que abrigavam 19 coleiros, dois melros, um sabiá-laranjeira e um bigodinho. Todos são pássaros da fauna silvestre brasileira, portanto, necessitam de registro e licença junto ao IBAMA para serem mantidos em cativeiro. O homem de 31 anos informou não possuir a documentação necessária, e deverá comparecer a Justiça por crime ambiental.
Os pássaros serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, para tratamento médico-veterinário e reintrodução ao habitat natural.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573