Na manhã de sexta-feira (22), a Polícia Militar Ambiental compareceu ao distrito de São Miguel do Caparaó, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Guiomar Soares Azevedo, em continuidade ao Projeto "Educação Ambiental na Escola". Na ocasião foi realizada uma palestra com orientações sobre o Dia Mundial da Água. A escola conta com mais de 120 alunos na faixa etária entre 6 a 11 anos, que moram na zona rural no entorno do Distrito.
Na ocasião, foi destacada a importância do uso responsável da água sem desperdícios, os perigos da urbanização desenfreada, o desmatamento, queimadas e a consequente poluição.
Ao final, várias perguntas foram respondidas, sendo frisado que todos os dias do ano é uma oportunidade para contribuir para que se comemore o Dia Mundial da Água com resultados positivos.
Segundo o diretor da escola, Warlen Figueira Rossi, "a presença da polícia ambiental na escola é sempre uma alegria para os alunos, principalmente em uma data tão especial, abordando um tema vital para a manutenção da vida e do desenvolvimento, que é a preservação da água".
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992. Hoje, 1,1 bilhão de pessoas já não têm acesso à água potável, e 2,4 bilhões não têm saneamento básico. Morrem por ano, seis milhões de pessoas de enfermidades ligadas a águas contaminadas, em sua maioria, fontes de água potável (rios, lagos e represas). Poderá, então, faltar água para parcela considerável da população mundial. O Brasil tem o privilégio de ter 17% de toda a água doce do mundo, porém apesar da abundância, muitos ainda sofrem com a falta de água devido à sua utilização inadequada. A poluição, o assoreamento dos rios, a expansão da agroindústria, da agricultura irrigada.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com