“Vivo 24 horas com música. Não consigo ver minha vida sem ela. Esse foi um grande incentivo que tive para ingressar na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Faço música desde os dez anos de idade e é isso que motiva minha carreira. Ensinei música para os meus filhos e tudo que aprendi na Banda de Música da PMES serviu de incentivo para eles”, descreve o regente da Banda de Música da PMES, tenente-coronel Luis Vanderlei Rocha, de 50 anos. Ele, que ingressou na Corporação em 1989 como sargento músico, levou a herança musical também para a família. O tenente-coronel é pai de três filhos, todos músicos profissionais.
O oficial ocupa o cargo de regente da Banda da PMES desde 1993, quando renovou o repertório musical do grupo. “A Banda tinha um estilo mais tradicional, conservador, muito voltado para as marchas militares. O que tentamos fazer foi popularizar a banda, incluindo em seu repertório ritmos do jazz, samba e música popular brasileira. Isso fez com que as apresentações da Banda não ficassem restritas às solenidades militares. Nos apresentamos na Inglaterra e tocamos com cantores nacionais como Guilherme Arantes, Elba Ramalho e Aguinaldo Rayol”, diz orgulhoso.
Tenente-coronel Rocha conta que aprendeu música na igreja, onde além de tocar trombone, também fazia composições. “A igreja é um grande berço musical desde a idade média. Foi assim com Beethoven e Johann Sebastian Bach, por exemplo. Cantores da atualidade como Michael Jackson e Whitney Houston também começaram a fazer música na igreja”, conta.
Há 40 anos fazendo música, o tenente-coronel levou para a família a herança adquirida desde os 10 anos de idade. Ele tem três filhos, todos músicos profissionais. Um deles, Rafael Rocha, de 24 anos, também é soldado músico da PM e, além de tocar trombone como o pai, também escreve arranjos da Banda de Música da PMES.
“Aprendi música com meu pai e vi na Polícia Militar uma forma de viver a música profissionalmente. Foi graças a essa herança passada de pai para filho, que eu e meus irmãos decidimos montar uma banda. Tudo aconteceu naturalmente. A banda é instrumental e conta com cinco integrantes que tocam bateria, saxofone, sax barítono e conseguimos fazer um ritmo bem brasileiro, com misturas do samba, xaxado, maracatu e bossa nova, mas também com influência do jazz. Quando não estou trabalhando, também vivo de música. Muito desse ritmo foi influenciado pelo meu pai”, conta Rafael que ingressou na PMES em 2009.
Ensaios para comemorar o aniversário de 178 anos da PMES
Para comemorar o aniversário de 178 anos da Polícia Militar capixaba, celebrado no dia 6 de abril, a Banda de Música da Corporação já prepara o repertório musical que será apresentado durante as festividades. A música popular brasileira e repertórios voltados para temas esportivos farão parte dos concertos.
“O Brasil está se preparando para receber os jogos Olímpicos e a Copa de 2014. E, pensando nisso, estamos focados em um repertório com músicas que remetem ao esporte como “Tema da Vitória”, que marcou a carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1, bem como “Partida de Futebol”, da Banda Skank. Também não vai faltar música popular brasileira”, adianta o regente da banda, tenente-coronel Rocha.
Sobre a Banda
Criada em 13 de setembro de 1840, a Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo tem uma participação especial dentro da Corporação, se apresentando em solenidades e eventos diversos. Atualmente, mais de 70 militares compõem o quadro organizacional da banda, tocando instrumentos de sopro e percussão.
O projeto Blitz Cultural, desenvolvido pelo conjunto em escolas públicas da Região Metropolitana da Grande Vitória é outra atividade que leva música, cultura e lazer a comunidades de risco social.
Em 2012, mais de oito mil alunos, de 23 instituições de ensino, puderam assistir ao concerto da Banda de Música da PMES. Além disso, a Banda também se apresenta em eventos do Governo do Estado, em bairros que fazem parte do aglomerado do Estado Presente, programa do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, com o objetivo de levar, além de serviços essenciais, atividades de cultura e lazer.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com