Dez pessoas foram detidas em uma operação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) neste domingo (23), durante o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão nas localidades de Santa Maria, Bela Vista, Grapuama, Santa Rosa, Córrego Fundo, Vila do Riacho, Araraquara e Cachoeirinha do Riacho, todas na zona rural do município de Aracruz. A Operação denominada “Caipora” contou com a participação de 60 policiais militares do BPMA.
O objetivo da operação foi desmantelar alguns grupos de caçadores que atuavam na região. Os alvos foram identificados por meio de investigações que tiveram início após denúncias de moradores do município e por monitoria de redes sociais.
Durante os trabalhos foram apreendidos 14 armas de fogo, 199 munições de diversos calibres, além de muitos apetrechos de caça, principalmente armadilhas, animais mantidos em cativeiro irregularmente, cães utilizados para caça e diversos animais silvestres abatidos e congelados.
A Operação Caipora previa o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão voltados para crimes contra a fauna no município de Aracruz, tendo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizado 16 abordagens e a Polícia Civil outras 10 abordagens. Outra ação foi desencadeada no mesmo município e horário, envolvendo o 5º Batalhão da PMES e a Polícia Civil, visando o combate à prática de outros crimes.
Combinadas, as ações resultaram na apreensão de 29 armas de fogo e na detenção de 14 pessoas, sendo que 13 delas pagaram fiança e foram liberadas, enquanto uma com mandado de prisão em aberto foi encaminhada para o Presídio Regional de Linhares. Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz.
Segundo o comandante do BPMA, tenente-coronel Francisco José Silva Gomes, “atividade de caça de animais silvestres mediante o uso de armas de fogo e armadilhas similares, representam um risco elevado não apenas para a fauna nativa, mas também para a vida das pessoas, de modo que temos intensificado as ações contra caçadores contumazes para tirar essas armas ilegais de circulação. O êxito dessa operação, com resultados tão significativos, só foi possível em razão de um somatório de esforços entre os órgãos de Segurança Pública, o Ministério Público, o Judiciário e, principalmente, a população que denunciou tais ilegalidades que possibilitaram os levantamentos do Setor de Inteligência”, informou.
A Polícia Militar Ambiental informou ainda que novas operações deverão ocorrer em outros pontos do Estado.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573