Entre os dias 14 e 23 de novembro o capitão Reinaldo Faria Vieira, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), participou da 11ª edição do Curso “Estratégias para Conservação da Natureza”, realizado no Estado do Mato Grosso do Sul, juntamente com outros 28 oficiais de 21 Estados da Federação e do Distrito Federal.
O curso, criado no ano de 1992, tem como objetivos a troca de experiências, o aprimoramento técnico e a elaboração de projetos em comum, com vistas à preservação dos diversos biomas presentes no Brasil, tais como o bioma da Amazônia, da Mata Atlântica, do Cerrado e do Pantanal, que estão presentes em mais de um Estado e que por isso merecem ações integradas de proteção por parte das Polícias Militares Estaduais.
A capacitação teve origem a partir das experiências adquiridas pelo tenente-coronel Ângelo Rabelo, da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, que, depois de atuar de forma intensiva com o efetivo da então Polícia Militar Florestal por mais de 10 anos na repressão aos coureiros e traficantes de animais silvestres no Pantanal, percebeu a necessidade de habilitar os gestores das polícias ambientais para uma atuação preventiva com enfoque na educação ambiental.
A maior parte do curso aconteceu a bordo de um barco-hotel, que partiu do Porto Geral do município de Corumbá e navegou pelo Rio Pantanal rumo ao norte, num total de aproximadamente 500 quilômetros percorridos. Durante o trajeto, houve desembarques em locais estratégicos, como na Reserva de Proteção ao Patrimônio Natural (RPPN) Eliezer Batista, que fica na Serra do Amolar; no Parque Nacional do Pantanal, no município de Poconé, já no Estado do Mato Grosso, e na escola Jatobazinho, mantida pelo Projeto Acaia, que é direcionado a crianças ribeirinhas e lhes proporciona o acesso à educação infantil em locais remotos.
Durante o curso, renomados especialistas em diversas áreas, dedicados à proteção ambiental, fizeram os participantes refletirem sobre a participação das Polícias Ambientais no contexto preservacionista, a partir do desenvolvimento de estratégias de cunho pedagógico e educacional.
Para o capitão Reinaldo Faria, “o curso agregou uma vasta gama de conhecimentos muito importantes para o nosso cotidiano, sobretudo, na questão da prevenção por meio de ações de educação ambiental. Também foi muito importante a troca de experiências entre os representantes das Polícias Militares de vários Estados da Federação”, finalizou o oficial.
O curso é uma realização da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, com organização do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a participação de entidades da iniciativa privada daquele Estado. Ao longo das dez edições anteriores, mais de 400 oficiais de todo o Brasil já receberam o treinamento.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573