Governo do Estado do Espírito Santo
24/10/2017 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 14h05

Oficial da PMES participa de Seminário Internacional de Polícia Comunitária em São Paulo

A Polícia Militar do Espírito Santo foi representada pelo chefe da Divisão de Polícia Comunitária da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, major Sandro Roberto Campos, no Seminário Internacional de Polícia Comunitária 2017 – Sistema Koban, que aconteceu nesta terça-feira (24), no auditório da Central de Operações da Polícia Militar (Copom) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

O seminário foi empreendido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ), conforme Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Brasil e Japão, objetivando a difusão nacional da filosofia de Polícia Comunitária entre instituições de segurança pública.

A primeira palestra do encontro teve como temática “Uma visão global da aplicação da filosofia de polícia comunitária na PMESP – 20 anos do sistema Koban do Japão em São Paulo”, ministrada pela diretora interina de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH/PMESP), a tenente-coronel Ana Rita do Amaral Souza. Em seguida foi explanada a palestra cujo tema foi o “Projeto de difusão nacional de polícia comunitária no Brasil”, por representantes da Jica, Senasp, PMMG e BMRS.

O evento também contou com representantes das polícias nacionais do Japão, Guatemala, El Salvador e Honduras, que explanaram acerca da “Parceria Japão, Brasil e países da América Latina”.

O público também recebeu explanações sobre o projeto “Vizinhança solidária na PMESP”, com experiência na condução do programa e representantes das comunidades atendidas. Além disso, foi abordado ao final do evento o “Projeto das Bases Comunitárias de Segurança na PMESP”, tendo como grupo de discussão o efetivo de Bases Comunitárias de Segurança com tradição em boas práticas de ações de aproximação com a comunidade que participa do projeto.

A tenente-coronel Ana Rita do Amaral Souza destacou a participação das forças policiais coirmãs no evento. “Nos sentimos honrados com a presença da Polícia Militar do Espírito Santo aqui representada, e ressaltamos sua relevância no âmbito da comunitarização do policiamento. Este evento teve fundamental importância para a PMESP, visto que a filosofia de polícia comunitária deve ser disseminada em todo Brasil enquanto meio de sobrevivência institucional”, salientou.

A oficial destacou ainda que após a criação da diretoria específica na área de polícia comunitária e direitos humanos, a PMESP se abriu de maneira irreversível para a contemporaneidade com avanços que a Instituição necessita.




Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard