O Major Marsuel Botelho Riani, lotado no CPO-M, representou a PMES, ministrando uma palestra sobre "A Importância do Uso de Técnicas Não-Letais nas Operações de Choque" na abertura do 1º Curso de Controle de Distúrbios Civis da PMAL. O curso está sendo ministrado no Batalhão de Operações Policiais Especiais e teve início na manhã dessa segunda-feira (08), no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas.
Participaram da abertura o Secretário de Defesa Social de Alagoas, Coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior, o Subcomandante Geral da PMAL, Coronel Louvercy Monteiro, o Comandante do BOPE, Tenente-Coronel Enio Bolivar, entre outras autoridades.
A PMES ministrou o seu primeiro curso de Controle de Distúrbios Civis em 2001, e tornou-se referência nessa atividade, desde então, formando oficiais e praças de diversas coirmãs, como a PMERJ.
Durante a palestra, o oficial relatou um pouco da experiência da PMES, diante de inúmeras situações enfrentadas ao longo dos anos e de como o uso de técnicas não-letais tem sido importante, no Brasil e no mundo, para a preservação de vidas, durante as operações de choque. Disseminou alguns conceitos do Manual de Operações de Choque da PMES e do livro de sua autoria, sobre o assunto.
Após a aula inaugural do curso, os palestrantes foram recebidos pelo Cmt Geral da PMAL, Coronel Sampaio, e foram convidados para participar de uma reunião na Secretaria de Defesa Social e acompanhar as atividades de um grupo de trabalho composto pela cúpula da Segurança Pública de Alagoas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573