Após três semanas de participação no Curso de Especialização Profissional – SESGE – Comunicação Social I/14 da Policia Militar do Estado de São Paulo, formou-se nessa sexta-feira (28) o Cap João Eduardo Martinelli Junior da Polícia Militar do Espírito Santo. O curso teve início no dia 10 de março e contou com a presença de 29 alunos, dentre eles tenentes e capitães. O Cap Martinelli foi o único militar de uma polícia coirmã a participar do curso.
No decorrer desses 21 dias de curso foram abordados diversos temas relacionados à comunicação social que possuem contextos imprescindíveis no momento de representar a polícia militar nos momentos de crise e também de jubilo da instituição.
Dentre as diversas matérias do curso é importante citar algumas aulas que trouxeram inúmeras informações que podem ser utilizadas em situações práticas. Podemos citar as aulas de Relações Públicas, ministradas pelo Cap Luiz Antônio, que abordou temas relacionados a preparação de cerimoniais e organizações de eventos. Foi possível sanar diversas dúvidas que sempre permeiam nossa mente no momento da preparação de um evento na polícia militar.
Também foram ministradas aulas sobre imprensa pelo Cap Emerson Massera. No desenvolvimento das aulas foram tratados temas espinhosos em relação a convivência harmoniosa entre a Polícia e a Imprensa. Nesse contexto o Cap Massera tentou mostrar os melhores caminhos que devem ser trilhados de forma a permitir que tanto a imprensa, quando a policia militar consigam ter uma boa convivência. Também foram feitos diversos trabalhos práticos de mídia com o intuito de verificar a capacidade dos alunos de lidarem com situações difíceis, em que a instituição é pressionada pela imprensa para dar respostas sobre alguma ocorrência que ganhou as manchetes dos jornais. O Cap Massera ainda deixou muito claro que as ocorrências policiais são muito dinâmicas e particulares, logo, não existe uma receita de bolo para resolver os problemas que aparecem. Dessa forma, o mais indicado é sempre procurar fazer um estudo sobre cada situação para permitir que a relação com a imprensa seja mais serena.
Outro instrutor que passou várias informações úteis foi o Cap Nobre que ministrou a instrução sobre Propaganda e Publicidade. O Cap Nobre disse que o objetivo da propaganda e publicidade é proporcionar, por meio dos mais diversos estudos, a melhor forma de implementar e aperfeiçoar ações que possibilitem dar uma amplitude positiva à polícia militar junto à sociedade em geral. Contudo, também foi dito e frisado pelo instrutor que também é de grande importância trabalhar propaganda e publicidade com o público interno, ou seja, os próprios policiais militares.
O Cap Martinelli, após o retorno ao Estado do Espírito Santo, destacou que outros Oficiais da PMES devem participar de cursos como este, pois a gama de informações úteis que poderão ser aplicadas na instituição possibilitarão trabalhar esta imagem de maneira a evitar desgastes desnecessários que muito contribuem para manchar o bom nome de nossa instituição que trabalha 24 horas por dia, sete dias na semana, sempre visando o bem estar da população. No entanto é necessário citar que sempre se deve trabalhar a boa imagem da instituição preservando a polícia militar, porém sem esconder nenhuma informação da sociedade capixaba, uma vez que, quando o objetivo é privar a sociedade de informações sobre o que realmente esta ocorrendo, pode no futuro gerar danos irreparáveis a imagem da PM.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos /
Tels.(27) 8802-3244 / 8802-3326 / 3636-1573