Governo do Estado do Espírito Santo
08/05/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h06

Oficiais participam de instrução sobre agentes químicos

Os oficiais da PMES e de outras corporações que estão fazendo o 1º Curso de Instrutores de Uso Proporcional da Força e Técnicas Não-Letais terão neste sábado, dia 10, uma instrução prática sobre Agentes Químicos com o Cel Edson Pereira, que é Oficial da reserva do Exército Brasileiro. O Cel Edson foi da Arma de Artilharia, e é possuidor do curso de Agentes Químicos, Biológicos e Nucleares na Escola de Instrução Especializada do Exército (EsIE) e do curso avançado na Escola de Defesa Química do Exército Americano. Além disso, o oficial superior é especialista em Armas Não-Letais e foi coordenador do Curso de Defesa Química, Biológica e Nuclear da EsIE durante 10 anos, sendo instrutor de Tecnologias Não-Letais desde 1988, tendo ministrado treinamentos em mais de 20 países.

O objetivo da instrução é que os oficiais alunos conheçam os efeitos dos agentes químicos e tenham controle diante de situações de emprego desse recurso. Além disso, serão instruídos sobre o uso de equipamentos de proteção respiratória, que permitem aos policiais atuar em ambientes contaminados com agentes químicos.

O 1º Curso de Instrutores de Uso Proporcional da Força e Técnicas Não-Letais teve início no dia 29 de abril, com uma palestra ministrada pelo Cel John Alexander, oficial da reserva do Exército Americano, e vai até o dia 30 de maio. Além das disciplinas específicas da área, os oficiais tiveram aula com o Dr. Getúlio Marcos Pereira Neves, Juiz Auditor da Justiça Militar sobre os Aspectos Legais do Uso da Força. Na ocasião o Dr. Getúlio parabenizou a PMES pela importante iniciativa de realizar o curso e enfatizou a dificuldade da atividade desempenhada pela Polícia Militar. Também afirmou que, ao longo dos 11 anos em que está na Auditoria Militar, percebeu que os policiais militares capixabas agem dentro dos parâmetros estabelecidos por lei e que os desvios de conduta são exceções.

Na próxima segunda-feira, está prevista uma instrução com o Promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira, que falará sobre a Lei de Tortura e a Lei de Abuso de Autoridade.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard