O Comando do Batalhão de Missões Especiais (BME) iniciou nesta terça-feira (03) um ciclo de palestras com seus oficiais, que visa socializar conhecimentos, ouvir sugestões e discutir ações que possam aperfeiçoar metodologias de trabalho.
A primeira palestra foi ministrada pelo Comandante da Companhia de Operações Especiais, capitão André Pratti Lemos, que falou sobre o Curso Antiterrorismo, o qual teve a oportunidade de frequentar na Guarda Nacional Republicana de Portugal, no ano de 2013.
Foram destacadas as dificuldades enfrentadas no decorrer do curso e ressaltado o valor desse intercâmbio internacional, que proporcionou assimilar novas técnicas e táticas operacionais, bem como conhecer o Sistema de Segurança de Portugal, seus planos operacionais, suas tecnologias, armamentos e equipamentos.
O oficial mencionou a importância do curso, principalmente em virtude do momento atual, em que o Brasil já começa a receber as Delegações internacionais, que vão participar da Copa do Mundo FIFA 2014.
“O país vai sediar grandes eventos, com enorme dimensão, rígidos protocolos e divulgação para todo o mundo, o que torna a qualificação policial preponderante para a prestação de um serviço de qualidade”, afirmou o capitão.
Quando partiu para realizar o curso em Portugal, não havia a definição de que o Espírito Santo receberia duas Delegações para realizarem suas adaptações em território brasileiro. Ainda assim, o Governo do Espírito Santo apoiou a realização do projeto e hoje pode colher bons resultados com a capacitação do oficial, que tem difundido seus conhecimentos em cursos e instruções rotineiras dentro e fora da Polícia Militar do Espírito Santo.
O capitão André também integra o Comitê de Varreduras, composto por representantes de outras Agências de Segurança Pública e Segurança Nacional, que têm desempenhado importantes ações preventivas nas vistorias de veículos e ambientes frequentados pela delegação que já está no Espírito Santo.
O Comandante do BME, tenente-coronel Ramalho afirmou: “fico bastante satisfeito com essa troca de experiências entre os oficiais, que certamente permitirá o alinhamento de procedimentos e a integração constante daqueles que comandam as inúmeras operações desempenhadas pela Unidade”.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573