Governo do Estado do Espírito Santo
05/05/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h05

Oficiais da PM participam de Curso Estratégico de Segurança Pública

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ligada ao Ministério da Justiça, realiza em Brasília, entre os dias 05 e 09 de Maio, o Curso de Gerenciamento de Reuniões Públicas.

O objetivo do curso é possibilitar aos gestores de segurança pública uma visão mais ampla das principais questões relacionadas ao gerenciamento das reuniões públicas no atual cenário nacional. Realizado às vésperas da Copa do Mundo de Futebol no país, o Curso de Gerenciamento de Reuniões Públicas visa transcender os aspectos operacionais do controle de distúrbios civis, de modo a permitir a tomada de decisão mais adequada à preservação da ordem pública.

Trata-se de mais uma medida do Governo Federal para compreender e discutir os diversos aspectos sociais, econômicos e políticos que envolvem a questão, buscando soluções estratégicas que garantam um ambiente pacífico durante a realização dos eventos, sem ferir os direitos civis às manifestações.

A Polícia Militar do Espírito Santo, alinhada aos planejamentos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, enviou o Tenente Coronel Laércio, SubComandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano, o Tenente Coronel Ramalho, Comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME) e o Tenente Coronel Juffo, Comandante da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (ROTAM), para participarem do curso, considerando os reflexos que serão sofridos pelo Estado durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

“Apesar de não ser Estado-Sede, o Espírito Santo sofrerá impactos relacionados aos grandes eventos, seja através do aumento do fluxo turístico, seja através das manifestações sociais que ocorrerão nos próximos meses. Vale lembrar que nós recepcionaremos duas seleções que participarão da competição e precisamos nos preparar não apenas no aspecto operacional, mas também no estratégico, a fim de garantir a realização dos eventos preservando a ordem pública, sem impedir as manifestações contrárias”, disse o Tenente Coronel Ramalho.

O curso abordará assuntos como as Manifestações Violentas no Brasil Contemporâneo, a Estrutura do Estado para Gerenciamento de Reuniões Públicas e o Sistema Integrado de Comando e Controle, Noções Básicas de Operação de Controle de Distúrbios, Direitos Humanos e Reuniões Públicas, Políticas Públicas e Pautas Sociais, Gestão de Reuniões Públicas, Legislação Penal e Responsabilização Criminal, Princípios Legais das Ações dos Grupos de Choque, Inteligência de Segurança Pública e Reuniões Públicas, e Preservação do Local de Crime no Contexto das Reuniões Públicas, totalizando 43 horas.

Os oficiais superiores retornarão ao Estado na próxima semana e iniciarão o processo de disseminação das informações aprendidas durante o curso.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard