Governo do Estado do Espírito Santo
15/07/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h28

Nove tartarugas marinhas presas em rede são recolhidas em Vitória


Nove tartarugas marinhas da espécie verde foram encontradas presas a uma rede de pesca próximo à Ilha do Boi - Vitória, na manhã desta terça-feira (15). Somente cinco estavam vivas.

A rede recolhida pela Polícia Militar Ambiental media aproximadamente 200 metros tendo ainda cerca de quatro quilos de pescados presos em sua malha. Os pescados foram apreendidos e serão doados a uma das entidades filantrópicas cadastradas junto ao BPMA.

A equipe de fiscalização de pesca da 1ª Companhia Ambiental do BPMA foi acionada, e com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória, Projeto Tamar e Marinha do Brasil recolheram a rede que estava sem boias de superfície, necessitando uma garatéia para varrer o fundo do mar a fim de auxiliar a sua localização. Nela foram encontradas as tartarugas e os pescados.

Um pescador de 56 anos que estava nas imediações no momento da ocorrência foi abordado, informando que teve sua rede furtada dias atrás e que estava no local a fim de se certificar se a rede era de sua propriedade. O mesmo foi conduzido para a 1ª Delegacia Regional de Vitória pra prestar esclarecimentos.

As tartarugas ficaram sob os cuidados da equipe do Projeto Tamar para reabilitação.

A tartaruga-verde (Chelonia mydas), é considerada “vulnerável” segundo a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em Inglês). Uma espécie está vulnerável quando as melhores evidências disponíveis indicam que enfrenta um risco elevado de extinção na natureza em um futuro bem próximo, a menos que as circunstâncias que ameaçam a sua sobrevivência e reprodução melhorem.


Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard