Governo do Estado do Espírito Santo
14/03/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 12h12

Novas unidades de polícia: integração e atendimento humanizado


As Unidades Integradas de Polícias (UIP), que estão sendo implantadas no Espírito Santo com um novo modelo de atendimento das Polícias Civil e Militar, têm a característica de serem espaços mais humanizados no acolhimento à população. “A estrutura arquitetônica desses projetos permite que a população que busca o serviço na unidade policial não tenha nenhum tipo de contato com suspeitos de crimes”, explica o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), engenheiro Luiz Cesar Maretto. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Na última semana, o Governo do Espírito Santo, por meio do Iopes, publicou mais dois editais visando à construção das UIPs de Feu Rosa, na Serra, e de Terra Vermelha, em Vila Velha. O valor médio do investimento será de R$ 800 mil. As estruturas físicas, em cada uma das novas unidades, terão 109 metros quadrados de construção e 900 metros quadrados de área total.

Os edifícios contam com sala de atendimento à população, sala de videomonitoramento, sala administrativa para PC e PM; vestiários masculino e feminino; recepção para preso com banheiro, cozinha, depósito e estacionamento. As unidades foram projetadas dentro dos padrões de acessibilidade, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência.

Além das unidades integradas de Feu Rosa e Terra Vermelha, já estão em andamento as obras de construção da UIP de Píuma, litoral sul do Estado. Outras nove unidades integradas de Polícia para diversas regiões do Espírito Santo estão em fase de finalização de projeto e devem ser licitadas nos próximos meses.

O secretario de Segurança Publica, André Garcia, enfatiza que esse formato de engenharia propõe a integração das polícias. “Com a UIP a Polícia Militar e a Polícia Civil trabalharão de forma integrada, em um mesmo espaço. Isso irá agilizar o atendimento das ocorrências e a população será beneficiada”, disse o secretário.

Benefícios para a população

A integração das duas polícias e a arquitetura moderna e funcional tem o objetivo de levar às comunidades um serviço mais ágil e eficiente. Em Píuma, onde o policiamento ostensivo é realizado pelo 2º Pelotão da 10ª Companhia Independente, as obras já foram iniciadas. Segundo o comandante do Pelotão, sargento Paulo Celso Cola Pereira, a unidade está sendo construída em local estratégico e será uma referência para a comunidade.

“A UIP de Piúma está sendo construída em um local estratégico, na chegada da cidade. Seremos um ponto de referência para turistas e moradores que necessitam do nosso serviço. Além disso, essa estrutura aumenta a sensação de segurança da população devido à movimentação de policiais. Teremos um espaço mais confortável, bonito e acessível para desempenhar nosso trabalho e receber de forma mais aconchegante o cidadão. Além disso, a integração com a Polícia Civil trará mais agilidade ao trabalho. Vamos ganhar tempo e quem também ganhará com isso será a comunidade”, disse o sargento.

Licitação

Para construção da UIP – IV de Feu Rosa, as empresas interessadas em concorrer da licitação devem entregar suas propostas até o dia 19 de março, até o horário de abertura dos envelopes, que será às 14h30, na sede do Iopes, em Vila Velha.

Já para a UIP – IV, que será construída em Terra Vermelha, as empresas interessadas têm até o dia 20 de março para realizar a entrega dos envelopes contendo as propostas. A abertura e julgamento serão no mesmo dia, às 14h30, também na sede do Iopes.


Informações à Imprensa:
Andressa Moreno / Sandra Dalton / Raissa Sarcinelli
Telefones: (27) 3636-1572 / (27) 3636-1574 / (27) 3636-1535
(27) 9846-1111 / (27) 9607-2978 / (27) 9700-7774
E-mail: sespcomunica@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard