Nesta terça-feira (18), policiais militares do Núcleo de Operações Aéreas e Transporte do Governo do Estado (NOTAer), realizaram um resgate de um homem no Maciço Granítico do Mestre Álvaro. O cidadão de nome Marcelo, com 31 anos de idade foi resgatado após passar a noite e boa parte desta terça-feira na região aguardando o salvamento.
Segundo informações preliminares passadas pelo Major Daniel Madeira Quintela, do NOTAer, o cidadão havia subido o Mestre Álvaro na tarde dessa segunda-feira (17), juntamente com um amigo, contudo, devido às chuvas e as diversas trilhas existentes no local, os amigos acabaram por se separaram e Marcelo se perdeu. O amigo de Marcelo conseguiu descer o morro antes do anoitecer, porém Marcelo ficou isolado e perdido no local.
Ainda segundo o Major Quintela, a aeronave do NOTAer fez um primeiro voo às 07:00h da manhã, conseguindo atingir a altitude de aproximadamente 800 metros, porém, devido ao mau tempo não foi possível o helicóptero chegar ao local onde Marcelo se encontrava, que era aproximadamente 50 metros acima do local de pouso da aeronave. Como não havia condições de Marcelo descer até a aeronave e nem dos pilotos subirem, a aeronave teve que retornar mais tarde com militares do corpo de bombeiros para realizarem a escalada até o ponto onde Marcelo se encontrava.
Os militares do corpo de bombeiros tiveram que realizar uma caminhada de mais de uma hora e meia para chegar ao ponto onde Marcelo estava aguardando o resgate. Quando os militares do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, Marcelo estava bastante debilitado em virtude do frio e das chuvas, além de estar sem se alimentar desde o dia anterior.
Após a chegada de Marcelo no NOTAer, que fica localizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Maruípe, o mesmo foi socorrido por uma ambulância do SAMU que o levou até o hospital para a realização dos procedimentos médicos necessários.
Neste momento o Capitão Wellington Luiz Kunsch, Comandante da Aeronave que realizou o resgate disse que o fato de Marcelo estar com um celular facilitou muito a sua localização. “No momento em que fizemos o primeiro contato com Marcelo e descobrimos onde ele estava no Mestre Álvaro, o orientamos a manter o celular desligado para economizar bateria e somente ligá-lo nos horários programados para facilitar a ação dos militares do NOTAer e do Corpo de Bombeiros”. Destacou o Comandante.
O Cap Kunsch destacou também que o local não é de difícil acesso para a aeronave, sendo o resgate dificultado em virtude do tempo ruim que faz no dia de hoje na Grande Vitória. “Se tivéssemos um bom tempo teríamos resgatado Marcelo em aproximadamente 30 minutos, contudo, devido ao mau tempo tivemos que aguardar os militares do Corpo de Bombeiros trazê-lo para uma região mais baixa, onde seria possível fazer o transporte até o NOTAer com total segurança” Finalizou o Capitão.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573
E-mail: c