Na tarde de quarta-feira (26), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou fiscalização com a finalidade de combater o crime de manutenção de animais silvestres em cativeiro. As equipes estiveram no bairro Santa Cruz, em Linhares e apreenderam diversos pássaros mantidos presos em gaiolas e viveiros.
Dos pássaros apreendidos 22 eram coleiros e uma jandaia, além de 20 gaiolas e uma armadilha conhecida por alçapão. Como não possuíam autorização do Ibama para desempenharem tal atividade, quatro pessoas foram notificadas e comparecerão junto ao Juizado Especial Criminal de Linhares, assim que intimadas.
Todos os animais apreendidos, assim como os demais materiais foram encaminhados para a Unidade de Conservação Federal FLONA do Rio Preto, localizada no município de Conceição da Barra, para reabilitação, cuidados veterinários e posterior reintrodução em seu habitat natural.
Entrega voluntária de arma:
Durante a operação, os policiais militares ambientais foram requisitados por uma senhora de 77 anos, que desejava entregar uma arma de fogo de fabricação caseira de propriedade de seu esposo. A arma foi recolhida e entregue na Delegacia de Polícia de Linhares.
O BPMA informa que a Lei 9.605-1998 no seu artigo 29, dispõe que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é crime com detenção de seis meses a um ano, e multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573