Governo do Estado do Espírito Santo
26/03/2015 21h00 - Atualizado em 21/05/2018 09h51

Mais de 1000 metros de rede são apreendidos dentro do Parque Itaúnas durante ação integrada

Durante a tarde dessa quinta-feira (26), os militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e agentes do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) realizaram patrulhamento pelo rio dentro do Parque Estadual Itaúnas, com a finalidade de reprimir a atividade de pesca ilegal e de espécies com tamanho inferior ao permitido e outras irregularidades. No decorrer da operação foram apreendidos 1200 metros lineares de rede pesca, que foram armadas para captura de espécies da fauna ictiológica.

Além de estarem armadas dentro da área do Parque Estadual do Itaúnas, todas estavam posicionadas além dos 30% do leito do rio.

A operação fora realizada em conjunto com agentes do IEMA que administram o parque estadual. A parceria dos órgãos ambientais visa à execução das missões de proteção e preservação do meio ambiente.

As ações tiveram grande incidência na área da Comunidade Boleira e na zona de confluência do rio com encontro do mar, locais compostos de área estuarina, principal berçário das espécies de robalo. Na ocasião foram apreendidos mais de quatro quilos de pescado, que foi doado para entidade filantrópica cadastrada junto à administração da 3ª Companhia do BPMA, assim como todo material apreendido será encaminhado posteriormente para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que fará a devida destruição respeitando os quesitos ambientais.

Na oportunidade ainda foram soltos diversos peixes das espécies robalo, os quais estavam emaranhados nas malhas das redes e estavam com vida.

Vale ressaltar que o BPMA através de seus agentes tem intensificado cada vez mais as fiscalizações, em que tem alcançado resultados expressivos na diminuição dos danos ambientais que são praticados contra a fauna e flora silvestre, em que vem detendo inúmeros infratores que são levados a Justiça para responderem por seus atos ilegais cometidos.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard