Na tarde dessa terça-feira (15), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) registrou um boletim de ocorrência por causa de um loteamento clandestino no distrito de Celina, em Alegre. O empreendimento degradou mais de 1.600 m² com a realização de aterros e terraplanagem de forma irregular. O proprietário deverá comparecer a justiça por crime ambiental.
Em atendimento à denúncia anônima sobre a instalação de um loteamento, os militares fiscalizaram a propriedade e constataram obras de aterro e terraplanagem em área de preservação permanente. O serviço danificou 1.603 m² e foi realizado sem autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), que, em outra vistoria, já havia multado o infrator e interditado a atividade.
Um boletim de ocorrência com relatório fotográfico será encaminhado aos demais órgãos ambientais para adoção das medidas pertinentes. A atividade foi paralisada em razão de crime ambiental e o infrator deverá prestar esclarecimentos a Justiça.
A Polícia Ambiental informa que serviços de aterro e terraplanagem devem ser previamente licenciados, a fim de diminuir os impactos negativos no local. Realizar obra poluidora sem autorização do órgão ambiental responsável ou contrariando as normas legais é crime, cuja pena prevista é a de detenção de um a seis meses e multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573