A extensão do nome reflete a grandeza e a importância dos serviços prestados pela Seção de Área Técnica da Divisão de Análises Clínicas do Centro Farmacêutico Bioquímico. Mensalmente, o laboratório chega a realizar mais de 10.000 exames, como os de sangue, de fezes, de urina e microbiológicos.
Responsável por atender cerca de 2.300 pacientes por mês, o laboratório do Hospital da Polícia Militar, desde o ano de 1999, passa por um rigoroso critério de classificação, por meio do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).
A diretora do Centro Farmacêutico Bioquímico, coronel QOFB Maria Helena Rocha Coutinho, disse que o PNCQ encaminha amostras com valores desconhecidos para que o laboratório aponte os resultados de cada exame. “Mensalmente, passamos por esta avaliação, que nos classifica de acordo com os valores apresentados pelos resultados que encaminhamos. Estamos em conformidade permanentemente e, por isso, obtemos o conceito “Excelente” desde o início do programa”, ressaltou a oficial.
Entre pacientes ambulatoriais e hospitalares, o laboratório do HPM é destinado ao atendimento de policiais e bombeiros militares da ativa e da inatividade, de seus dependentes que estejam cadastrados na Diretoria de Saúde, além de civis provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 80 pacientes ambulatoriais e 20 pacientes internados no HPM utilizam os serviços do laboratório diariamente.
A coronel Helena explicou que para que o militar ou dependente seja atendido pelo laboratório, basta que o paciente tenha uma requisição dos exames assinada por um médico, independentemente se o pedido foi feito por um médico do HPM, de uma Unidade Básica de Saúde, ou credenciado em um plano de saúde.
O chefe da Seção Técnica, capitão Fábio, destacou que o laboratório do HPM é ainda pioneiro no serviço público na disponibilização do resultado dos exames via internet. Ele apresentou um moderno sistema de cadastramento das solicitações de exames, que permite que os tubos das amostras sejam identificados com etiquetas com códigos de barra. “Essa identificação possibilita que o aparelho faça a leitura automática dos pacientes e dos exames solicitados, diminuindo consideravelmente possíveis erros de análise”, afirmou.
Nesse sentido, a coronel Helena salientou que os usuários do laboratório estão amparados por uma moderna aparelhagem. “Os militares e seus familiares, em termos de exames laboratoriais, encontram aqui o que há de mais moderno em outras redes, pois temos aparelhos de ponta”, disse.
De acordo com o chefe da Seção Administrativa, capitão Djalma Bermond II, o setor conta com um ágil processo para a entrega dos resultados dos exames. Segundo ele, em média, os laudos ambulatoriais de rotina podem ser retirados a partir de 04 dias úteis. Já os laudos hospitalares são disponibilizados em até 04 horas para os exames de rotina e 02 horas para os exames de urgência e emergência. O oficial informou ainda que os exames requisitados pelo Pronto Atendimento (PA) são entregues em até 02 horas.
Os laudos, conferidos por unidade de exame, são assinados eletronicamente e liberados aos pacientes por meio de uma senha eletrônica no site da PMES, ou entregues na própria recepção do laboratório.
Com atendimentos ambulatoriais de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h, e atendimentos hospitalares todos os dias durante 24h por dia, a equipe da Seção Técnica é composta por 01 capitão farmacêutico bioquímico, 03 tenentes técnicos de laboratório, 03 subtenentes, 11 sargentos e 01 cabo especialistas, além de 02 civis auxiliares de laboratório.
Apesar da excelência do atendimento, a diretora elencou as dificuldades enfrentadas pelo Centro Farmacêutico. Entre elas, o principal entrave para a uma melhor prestação dos serviços, comum a toda a Diretoria de Saúde: a questão do déficit de profissionais. “Muitos estão se aposentando, e não temos recursos humanos para a reposição. Além disso, muitos especialistas, quando atingem uma maturidade e desenvoltura no serviço que desempenham, são remanejados para um setor diverso, por exemplo, por conta de uma promoção”, desabafou a coronel Helena.
Exames
Sangue
Hematológicos: Hemograma, TAP, PTTK e outros.
Bioquímicos: Glicose, colesterol, triglicerídeo, acido úrico, ALT, AST, VDRL, ureia, e outros.
Urina
EAS (Elementos Anormais do Sedimento).
Fezes
Parasitológico: pesquisa de helmintos e protozoários, pesquisa de sangue oculto.
Microbiológicos
Bacteriologia: Cultura de fezes, de urina, de secreções, pesquisa de tuberculose e outros.
Micológico: Pesquisa de fungos em matrizes biológicas;
Hormonais: TSH, PSA, T3, T4 livre, cortisol e outros;
Exames Diversos: Espermograma, exames de líquidos biológicos, gasometria, Hemocultura e outros.
Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.
Contato
Telefone da recepção: 3636-6548
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573