Governo do Estado do Espírito Santo
05/09/2014 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 14h57

Jiboia de 15 quilos é recolhida em Cachoeiro de Itapemirim.

Uma jiboia de 1,5 metro e pesando cerca de 15 quilos foi encontrada por um morador do bairro São Luiz Gonzaga no município de Cachoeiro de Itapemirim, na tarde desta quinta-feira (4).

O morador, um homem de 43 anos, professor de educação física, já havia feito à contenção do animal quando acionou a Polícia Militar Ambiental para o recolhimento.

No local o professor informou que ao saindo de casa por volta de meio dia se deparou com o réptil em seu quintal e ficou impressionado com o tamanho da serpente, principalmente devido ao fato de apresentar características de ter se alimentado recentemente devido à circunferência do abdômen. Disse ainda que o único meio de conter o réptil para que ele não fugisse e pudesse vir a invadir alguma residência próxima foi amarrando-o com uma corda e em seguida, acionou a equipe da Polícia ambiental para recolher e dar a correta destinação ao animal.

A serpente foi capturada e acondicionada em um compartimento adequado para transporte e levada para o Parque Natural Municipal do Itabira, onde foi solta em seu habitat natural.

É importante frisar que o manuseio de serpentes vivas deve ser feito com laço ou com ganchos apropriados, por pessoas treinadas e com aptidão para o ofício.

Importante:

A Polícia Militar Ambiental orienta à população que ao se deparar com algum animal silvestre em área urbana, mantenha distância segura, evite aglomerações para não estressar o animal, e acione imediatamente a Polícia Ambiental ou outros órgãos de defesa do meio ambiente, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard