A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) da PMES, por meio da Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), participaram na manhã dessa quinta-feira, de uma eleição simulada com alunos do colégio Pio XII, em Itapoã, município de Vila Velha.
A atividade chamada de “Projeto Pequeno Cidadão” visa trazer a criança para a realidade de um processo eleitoral, a importância do voto e a necessidade de participar com um voto consciente.
Munidos de cédulas de identidade e título eleitoral fictício, os 32 alunos do 5º ano do ensino fundamental vivenciaram o passo a passo de uma eleição, preencheram uma cola, enfrentaram a fila para votar, simulou-se a ação de boca de urna e até eleitores homônimos, tudo para que os alunos conhecessem os processos que envolvem uma eleição.
A professora do 5º ano, Penha Pompermayer Caetano, disse que para os alunos, com 10 anos de idade, a experiência foi encarada com bastante seriedade. “Os alunos já chegaram à escola ansiosos para participarem do processo eleitoral e votar em seu candidato, com certeza será marcante para eles, pois aprenderam que o voto precisa ser feito de maneira consciente”, afirmou.
No parecer da mantenedora do colégio Pio XII, Tereza Chibibi, a atividade foi um verdadeiro show de cidadania. “Estes pequenos cidadãos foram um grande exemplo hoje de que cada brasileiro precisa participar do processo eleitoral, deve ir às urnas e exercer seu papel de cidadão”, disse.
Os instrutores do Proerd, cabo Duarte e a soldado Thais, ambos da DDHPC, disseram que essa atividade foi a oportunidade dos alunos vivenciarem uma das lições do Proerd que fala especificamente sobre ser um bom cidadão.
“Falamos com os alunos sobre a importância do voto, que deve ser feito de forma consciente, não deve ser vendido, e feito como um bom cidadão, ou seja, não votar em branco nem anular seu voto, pois fazendo assim a pessoa entrega as decisões sobre sua família, sua comunidade, seu município, seu estado e seu país nas mãos de quem ele não conhece”, disseram.
Para a votação, foi montada uma cabina idêntica à utilizada nas sessões, com um computador onde o aluno clicava na foto de seu candidato, apertava a tecla “enter” e o voto era computado com o tradicional sinal sonoro de votação concluída.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573