Na madrugada desse sábado (07), policiais militares da 1ª Companhia Ambiental com sede em Cariacica, foram acionados para checar uma possível intervenção de populares na Praia de Itaparica, município de Vila Velha, quando uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriaácea) se encontrava na areia para desova.
A equipe de policiais ambientais chegou ao local e encontraram cerca de trinta pessoas aglomeradas na areia fotografando a tartaruga com máquinas e celulares além de tocarem o quelônio, sendo solicitado pelos policiais que as pessoas mantivessem distância, fizessem silêncio e não a fotografassem com uso de flashes.
Segundo o sargento Evandro Furtado que atendeu a ocorrência, a tartaruga aparentando pesar mais de 350 quilos se desorientava pelas luzes dos postes indo cada vez mais em direção à avenida, sendo montada uma barreira artificial para que a mesma evitasse tal rota. Disse ainda que a presença da Polícia Ambiental foi importante para afastar os vários curiosos que estavam no local, pois se encontravam muito próximos da tartaruga, tocando e fotografando com flashes, ato que incomoda o animal. “Fizemos o isolamento para que ela pudesse seguir a rotina natural e cerca de uma hora depois ela se dirigiu ao mar, fizemos o acompanhamento de seu retorno até que, com segurança, tomasse o seu destino”, finalizou.
A seção de comunicação social do BPMA fez contato com a bióloga do Projeto Tamar Jordana Borini Freire, e a mesma informou que o comportamento de aproximação das pessoas afugenta a tartaruga. Disse também que um local urbanizado já não apresenta as melhores condições para que as fêmeas depositem seus ovos. A iluminação é um fator que interfere no processo de desova. O contato do toque também influencia muito, “devemos levar em consideração que tudo que é desconhecido para o animal é interpretado como ameaça, predador, então a reação será retornar para o mar”.
Importante saber
É de grande importância que, em caso de flagrante, as pessoas mantenham distância do animal e fiquem em silêncio. Quando a tartaruga inicia o processo de postura de ovos, ela entra em estado letárgico, então, é neste momento que os técnicos do Tamar se aproximam para fazer a biometria, checar se aquela fêmea já esta anilhada e se possui marcas que indiquem interação com pesca. Neste momento é possível fotografar, sempre mantendo distancia do animal.
A tartaruga de couro, ou tartaruga gigante (Dermochelys coriacea) é a mais rara e maior espécie de tartaruga marinha do mundo. Pode atingir dois metros de comprimento de casco e pesar cerca de 500 quilos. Se alimenta, basicamente, de águas vivas e habita em zona oceânica e o principal local de desova regular desta espécie é o norte do Espírito Santo.
Contatos com a Polícia Ambiental e o Projeto Tamar: Polícia Militar Ambiental em Cariacica (27) 3636-0173 - Projeto Tamar (27) 99607-9405 e (27) 3225-3787.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573