Na tarde dessa segunda-feira (12), um incêndio florestal no distrito de Fátima, município de Jaguaré, foi controlado em uma operação conjunta envolvendo equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Brigada de Incêndio da Reserva Vale, empresa de empreendimentos florestais, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaré.
No total, 40 pessoas participaram da operação. O foi controlado com uso de maquinários construindo aceiros, abafadores e água, havendo uma grande preocupação de que as chamas fossem em direção a mata da Reserva Biológica de Sooretama.
Segundo a Polícia Ambiental, um levantamento preliminar informa que aproximadamente 18 campos de futebol de vegetação nativa, em estágio médio de regeneração, foram parcialmente queimados. Testemunhas relatam que um morador das imediações realizava queima de resto de culturas, e deixou que a mata fosse atingida. O homem foi identificado pela Polícia Ambiental, e ele assinou um Termo Circunstanciado, onde se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal de Jaguaré, quando intimado, para prestar esclarecimentos referentes ao fato.
A Polícia Ambiental salienta que qualquer queima em área rural, deve ter a anuência do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e que quando autorizada, seja feita de forma responsável. É necessário realizar aceiro no entorno da área a ser queimada, a fim de evitar que o fogo atinja áreas indesejadas, ressalta ainda que o tempo seco e os fortes ventos são os principais motivos de perda de controle das queimadas, por isso, a orientação é que a queima seja iniciada contra o vento, para assim o fogo se espalhar de forma mais lenta.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573