Governo do Estado do Espírito Santo
04/11/2011 22h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h30

HPM realiza exames e palestra para lembrar Dia Mundial do Diabetes


Para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Hospital da Polícia Militar (HPM) elaborou programações que contam com a realização de exames, palestra e exposições de painéis educativos. As atividades serão realizadas na próxima terça (8) e quinta-feira (11).

No dia 8, todos os pacientes que têm atendimento noturno no Ambulatório II farão exames para a detecção de glicemia capilar e pressão arterial, das 19 às 22 horas.

Já no dia 11, às 9 horas, será a abertura do evento com apresentação do coral do INSS, no auditório do HPM, localizado em Bento Ferreira, Vitória. Em seguida, haverá uma palestra com o tema “Importância do autocuidado”. O evento será aberto ao público.

Ainda pela manhã, terão sorteios de brindes e degustação de alimentos diet. Das 11 às 12 horas e das 14 às 16 horas serão realizados os mesmos exames no auditório e na praça de internação, respectivamente. À tarde, a programação continua com exposição de painéis e banner educativos, distribuição de folhetos educativos; exposição da faixa comemorativa (Dia Mundial do Diabetes) na frente do HPM e auditório e orientações gerais sobre o tema.

O HPM possui o Programa de Assistência, Educação e Controle do Diabetes e Hipertensão Arterial, que iniciou suas atividades desde 1997. No programa, o paciente recebe informações educativas em saúde para o controle do diabetes e hipertensão.

De acordo com o tenente coronel Willerman Luiz Pinto, que é endocrinologista e trabalha no HPM, o dia 14 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial do Diabetes pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar e cobrar esforços conjuntos da sociedade e autoridades quanto ao enfrentamento da “verdadeira pandemia desta enfermidade devastadora para os indivíduos e comunidades”.

Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo.

“No Brasil os números são aterradores. Cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia”, informou o tenente coronel.

Com a primeira Reunião de Alto Nível da ONU sobre Doenças Não-transmissíveis, em setembro, o Dia Mundial do Diabetes será a plataforma para consolidar as decisões e os resultados provenientes de tomadores de decisões.

O slogan escolhido para a campanha deste ano nos Estados Unidos é: “Lei sobre Diabetes. Agora”. “Isso nos dá uma ideia da importância que esta enfermidade alcançou no seio da sociedade americana e tem progressivamente evoluído em todo o mundo”, ressaltou o militar.

De acordo com o médico, para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.

Este ano, serão realizadas em todo o país atividades durante uma semana - de 7 a 14 de novembro.

No dia 14 de novembro, grandes monumentos, hospitais e clinicas de várias cidades do Brasil e do mundo, serão iluminados de azul, como forma de divulgar a data, entre eles, o Cristo Redentor, com o apoio da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro; os bondinhos do Pão de Açúcar, também no Rio; o prédio da Sidney Opera House, na Austrália; o Teatro Municipal de Lisboa; a Kuwait Towers; e o Castelo Gifu, no Japão.

Mensagens

Cinco mensagens-chave foram desenvolvidas para informar os resultados da campanha deste ano. São elas:

Diabetes mata: uma pessoa a cada oito segundos, quatro milhões de pessoas por ano; Diabetes não discrimina: todas as idades, ricos, pobres, todos os países, são afetados;
O diabetes não pode mais ser ignorado: quatro milhões de vidas perdidas por ano, um milhão de amputações por ano, milhões perdidos em renda e produtividade;
Cuidados que salvam vidas, um direito e não um privilégio: a educação, medicamentos e tecnologias;
Escolha da Saúde: demanda de alimentos e ambientes saudáveis, manter-se ativo, comer bem. Você pode fazer a diferença.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard