Nessa quinta-feira (1º), um homem de 57 anos foi preso por militares do Batalhão Polícia Militar Ambiental (BPMA) após a constatação de crimes ambientais em sua propriedade, no entorno do Parque Municipal Vale do Mulembá, em Vitória. No local foram apreendidas duas armas de fogo, munições de diversos calibres, pássaro silvestre e suínos criados de forma ilegal.
Durante a fiscalização conjunta da Polícia Militar Ambiental com a Polícia Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a equipe verificou a existência de gado adentrando a área do Parque. O responsável pelos animais já havia sido notificado e estaria descumprindo determinações e embargos emitidos pelo órgão ambiental municipal.
A equipe se deslocou até a propriedade do acusado, que tentou fugir com a chegada da Polícia, dispensando uma bolsa na vegetação. O cidadão foi contido e, após buscas, a guarnição encontrou um revólver calibre 38, e um coldre. No paiol foi localizada uma espingarda artesanal, um jet loader, frascos de pólvora, espoletas e chumbo.
No quintal havia uma pocilga com várias baias, onde foi descoberta a existência de um suíno conhecido popularmente por “javaporco”, com cerca de 80 kg, animal híbrido do cruzamento entre javali e porco, cuja criação é proibida no Brasil. Havia ainda mais quatro porcos domésticos adultos e 21 filhotes do híbrido. Um pássaro silvestre da espécie “coleiro”, mantido em gaiola de forma ilegal, também foi apreendido.
O infrator foi detido e conduzido ao plantão policial de Vitória por posse irregular de arma de fogo e munições e pelos crimes ambientais de manutenção de pássaro silvestre em cativeiro, de dano direto a Unidade de Conservação e pela introdução de espécime no país, todos sem autorização do órgão ambiental. Os suínos ficarão apreendidos no local, à disposição da Justiça, até o fim do processo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573