Governo do Estado do Espírito Santo
22/11/2015 22h00 - Atualizado em 21/05/2018 10h44

Homem é detido comercializando 28 dúzias de caranguejo-uçá de forma ilegal em Vila Velha


Na manhã desse domingo (22), um homem foi detido comercializando caranguejos-uçá de forma irregular no mercado de peixes da Prainha, em Vila Velha. Com ele foram apreendidas 28 dúzias do crustáceo. A ocorrência foi encerrada na delegacia de Vila Velha.

Após denúncia anônima, os policiais estiveram no mercado e fiscalizaram os produtos a serem vendidos. Um homem de 50 anos foi flagrado comercializando 28 dúzias de caranguejos-uçá vivos e não apresentou a documentação necessária, contrariando as determinações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA).

Por se tratar de crime ambiental comercializar espécie proveniente de pesca proibida o infrator foi conduzido a 2ª Delegacia Regional de Vila Velha juntamente com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante. A soltura dos animais ficou a cargo da Polícia Civil.

A Polícia Ambiental alerta para o período do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que se estende até o dia 30 de novembro para todos os indivíduos, e de 01 a 31 de dezembro, somente para as fêmeas. Para comercializar o crustáceo é necessário apresentar a nota fiscal comprovando a origem do animal e a declaração de estoque, em vias originais.

A pena prevista para quem desobedecer às exigências previstas é a de detenção de um a três anos ou multa.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard