Na tarde dessa segunda-feira (07), a Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu três armas de fogo e resgatou pássaros da fauna silvestre, em Nova Venécia. Segundo o proprietário do armamento, ele não fazia uso das armas há muito tempo. O fato ocorreu na zona rural de Fundão.
No trajeto para realizar atendimento de uma denúncia anônima, a equipe de policiais avistou na varanda de uma residência algumas gaiolas com pássaros. Em contato com o proprietário dos animais, um homem de 55 anos, a equipe realizou a vistoria e constatou que os animais não possuíam a devida licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). Quando questionado se havia algo a mais de ilícito em sua residência, o proprietário das aves informou que possuía 03 armas de fogo de fabricação caseira, entretanto, que não as utilizava há muito tempo.
Ao todo foram apreendidas duas espingardas, uma garrucha, cinco gaiolas abrigando cinco aves nativas da espécie “coleiro” e um “trinca-ferro”. Nenhum dos animais possuía anilhas de identificação e registro no IBAMA, sendo criadas em cativeiro de forma ilegal.
Após o flagrante, o homem foi encaminhado a Delegacia de Polícia Judiciária de Nova Venécia, com o armamento e os pássaros regatados. Ele responderá criminalmente por posse irregular de arma de fogo e por manter pássaro silvestre em cativeiro sem autorização do órgão ambiental.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573