Em uma iniciativa inédita, a partir do Aditamento ao BGPM 047/2017 desta quinta-feira (19), a Diretoria de Recursos Humanos (DRH) começou a publicar a transcrição de documentos e registros antigos da Polícia Militar do Espírito Santo.
Na primeira publicação, o Boletim Diário do Corpo Militar de Polícia do Estado do Espírito Santo, datado de 20 de outubro de 1917, foi recuperado pela equipe de militares do Centro de Documentação da DRH (Cedoc). O teor da publicação continha, desde a escala de serviço do dia, até registros da vida administrativa da Polícia Militar de há um século.
Segundo o diretor de Recursos Humanos da PM, coronel Altiere de Carlo da Silva Machado, a inclusão desses registros históricos nas publicações da DRH permite o diálogo com nosso passado, com o resgate de momentos importantes da vida da sociedade capixaba, reverenciando atos e ideais de oficiais e praças que, no passado, não só ajudaram a “pavimentar a estrada” dos 182 anos da Polícia Militar do Espírito Santo, mas também garantiram a segurança do cidadão capixaba e o pleno exercício das instituições públicas do Estado.
Trecho do Boletim Diário do Corpo Militar
Há 100 anos, em 20 de outubro de 1917, o Boletim Diário do Corpo Militar de Polícia do Estado do Espírito Santo assim registrava:
“[...]
Quartel na Victoria em 20 de Outubro de 1917
Serviço para o dia 21(DOMINGO)
Estado Maior, o Snr. Capitão Ulysses
Dia ao Corpo, 3º Sargento Camargo
Ronda ao 1º Quarto, 3º Sargento Laurenio
Guarda do Palácio, 2º Sargento Oliverio, e Anspeçada Cícero
Guarda ao Posto Policial, Cabo João Carneiro
Guarda ao Quartel, Cabo Manoel Rocha
Reforço ao quartel
Patrulha diária
Patrulha ao 1º quarto, Anspeçada Philadelpho
Dia as Companhias
Dia ao alojamento da musica, o Musico Vergilio
Piquete ao Estado Maior, Corneteiro Querino
Piquete a Sala das Ordens, Corneteiro Vianna
Ordens a Sala das Ordens, Tamborilheiro Gogofredo
[...]
COMANDO DO CORPO MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
ORDEM DO DIA Nº 184
QUARTEL NA VITÓRIA 20 DE OUTUBRO DE 1917
Para conhecimento do corpo e devida execução, faço público o seguinte:
Officiaes em Comissão.
Regressou para São José Calçado, de onde veio em gozo de licença expedida pelo Exmo. Snr. Dr. Director de Segurança Pública, o Snr. 2º Ten Joaquim Moreira de Freitas
Exclusão.
Excluo do estado effectivo do corpo e da companhia de estado menor, “Por conveniência do Serviço do Corpo” o soldado nº 79 Sebastião Cruz
Descarga.
O Sr. 2º Tenente Quartel Mestre descarregue do seu mappa carga, 270 cartuchos de Winchester, que de ordem do Exmo. Snr. Dr. Diretor de Segurança foi entregue 250 ao Snr. Tenente Joaquim Moreira, para o destacamento de São José Calçado, e 20 para o destacamento de Queimado.
ALISTAMENTO
Depois de inspecionado e julgado apto para o serviço militar, verificou praça voluntariamente por treis (3) anos na forma da Lei, o civil de nome Constantino Duarte Carneiro, Filho de Francisco Duarte Carneiro, nascido em (ilegível) 1886, natural deste estado, solteiro, com 1,77 cm de altura, pouca barba e raspada, cabellos pretos e caixeiados, bigodes luoro, côr morena, nariz affilado, olhos castanhos, rosto oval, sem officio, sabe ler e escrever, já vacinado, pelo que determino que seja incluido no estado effectivo do corpo e da companhia de estado menor, tomando o número que lhe competir, ficando considerado recruta no ensino, prestou os compromissos dos artigos números 22 e 23 do regulamento do corpo.
(Assignado) Pedro Bruzzi
Tenente-Coronel Comandante”
Informações à Imprensa:
Diretor de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625 1106 / 98823 8857