A Equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) do Governo do Estado socorreu nesta quarta-feira (12) uma criança de três anos que havia sido atropelada no município de São Mateus, Norte do Estado. O menino sofreu traumatismo craniano e esmagamento do pulmão após ser atropelado por um trator. A vítima foi transportada pelo Harpia 02 até o Heliponto do QCG, de onde foi levada de ambulância para o Hospital Infantil, em Vitória.
O NOTAer foi acionado no fim da manhã e a equipe composta pelo major Anechini (piloto) e o cabo Lyrio (tripulante operacional), além de um médico e um enfermeiro, se deslocou ao município no fim da manhã. De acordo com o médico que acompanhou a remoção no helicóptero, a gravidade do estado de saúde da criança exigiu muitos cuidados antes da decolagem, que ocorreu às 13h20min. O pouso no QCG ocorreu por volta das 14 horas e a vítima foi internada na UTI do Hospital Infantil. O comandante da aeronave, major Anechini, afirmou que as boas condições climáticas permitiram um voo tranquilo, com muita segurança e rapidez, resultando numa remoção muito eficiente. “O céu claro e o vento favorável possibilitaram a realização do trajeto de 180 quilômetros entre São Mateus e Vitória em apenas 45 minutos”, destacou o piloto.
Mais atendimentos
A remoção realizada hoje foi a quinta ocorrência de natureza aeromédica e de salvamento atendida pelo NOTAer em uma semana. A primeira ocorreu na madrugada da última quinta-feira (06), quando o helicóptero foi empregado para transportar um coração de um doador do Sul do Estado para Vitória. O órgão foi transplantado imediatamente após o pouso. Na noite daquela mesma data, o NOTAer foi acionado para resgatar dois jovens que estavam perdidos no morro Mestre Álvaro, na Serra. A dupla havia subido a montanha a pé no dia anterior e se perdeu durante a descida. Por telefone celular os jovens conseguiram solicitar apoio ao Ciodes, que acionou a equipe do Harpia 05.
Naquela ocasião, o helicóptero seguiu para o local configurado com equipamentos para salvamento em altura e mesmo sem a disponibilidade de local para pouso da aeronave os jovens foram embarcados na aeronave em uma manobra conhecida como voo pairado.
Outra captação de órgãos vitais ocorreu no último domingo (16), no município de São Mateus. A aeronave do NOTAer pousou na cidade enquanto os rins e as córneas de um doador eram retirados, decolando para Vitória logo após a cirurgia.
O quarto atendimento do NOTAer ocorreu ontem (11), com a remoção de um jovem de 23 anos, vítima de atropelamento, do município de Barra de São Francisco para o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. O acidentado estava em estado grave e apresentava traumatismo craniano e fraturas no tórax.
Histórico
Desde 1992 atendendo à sociedade capixaba, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar, já foi acionado para mais de 2.500 missões, realizou três mil horas de voos e o resgate de 250 vítimas de acidentes. As aeronaves atuam em missões de segurança pública e defesa civil, em parceria com unidades operacionais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Polícia Civil e SAMU.
Os helicópteros se caracterizam por grande versatilidade, podendo ser empregados em patrulhamento aéreo, busca e perseguição a criminosos e veículos e resgate de pessoas em áreas alagadas e de calamidade pública. Além disso, as aeronaves auxiliam também na fiscalização ambiental aérea e no combate à incêndios em locais de difícil acesso.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Tenente Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8715
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Carol Paixão / Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com