Governo do Estado do Espírito Santo
11/11/2014 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 15h35

Grupo de Apoio Operacional do 8° Batalhão passa por reestruturação

O Grupo de Apoio Operacional (GAO) é responsável pelo Patrulhamento Tático das Unidades da PMES. No 8° Batalhão, o GAO realiza suas atividades nas cidades de Colatina, Marilândia, Baixo Guando, São Domingos do Norte, Pancas, Alto Rio Novo e Governador Lindemberg.

No ano de 2014 o GAO do 8° BPM passou por uma reestruturação logística, humana e de capital intelectual. Em 2013 o grupo contava com 17 militares. Com a formação de novos soldados e o desenvolvimento das instruções de nivelamento, o GAO conta atualmente com 46 militares.

Logisticamente, o policiamento recebeu novas armas, munições químicas, escudos balísticos e antitumultos, dispositivos elétricos incapacitantes (pistolas de choque), fuzis calibre 5.56, motos e caminhonetes preparadas para a execução do policiamento. A sede do GAO também foi reformulada e teve seu espaço ampliado.

Os militares realizaram o curso do GAO com uma semana de duração, instruções rotineiras no Batalhão de Missões Especiais e no Corpo de Bombeiros. Os militares se atualizaram nos conhecimentos concernentes ao gerenciamento de crises, ocorrências com cães e utilização de instrumentos não letais.

O Comandante do GAO do 8° Batalhão, Tenente Balbino, destaca a confiança do comando da Unidade na equipe do GAO. “Tal confiança, fruto de um trabalho sério, dedicado e comprometido dos militares, se materializou na disponibilização de recursos humanos e logísticos. Em contrapartida a equipe vem prestando um serviço de segurança pública de qualidade ao cidadão capixaba. O cidadão de bem pode contar com o GAO”, ressaltou.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard