Na manhã desta quinta-feira (14), aconteceu a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar do Espírito Santo e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O evento teve início às 8h, no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória.
A mesa de honra foi composta pelo Governador do Estado Paulo César Hartung Gomes, pelo Vice-Governador César Colnago, pelo Secretário de Estado da Saúde Ricardo de Oliveira, pelo Secretário de Estado de Segurança Pública André de Albuquerque Garcia, pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, pelo Subcomandante-Geral, Coronel Rogério Maciel Barcellos, pelo Chefe do Estado Maior-Geral, Coronel Márcio Celante Weoffel e pelo Diretor de Saúde da Polícia Militar, Coronel Márcio Eugênio Sartório.
O acordo formaliza a parceria entre as instituições envolvidas, com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento do HPM e, consequentemente, melhorar a qualidade de assistência à saúde e acolhimento dos servidores da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e seus dependentes.
As novidades previstas com a assinatura do termo contemplam progressos no campo da saúde física e mental, melhorias na estrutura física, investimento em recursos humanos e, especialmente, um modelo de atendimento que visa oferecer serviços qualificados e humanizados à família militar.
Foi anunciado o concurso para 20 oficiais médicos, contratação de psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, a cessão de médicos da SESA para o atendimento ambulatorial do HPM; aumento do número de especialidades médicas oferecidas pela Policlínica (com mais de 25 especialidades); horário de atendimento ampliado (de segunda a sábado, de 07h às 22h) e melhorias no sistema de marcação de consultas – além do telefone, agora também online, através de software, whatsapp e e-mail.
Além disso, até o início de 2018 será realizada a entrega de um pronto-socorro com UTI exclusiva 24 horas; um novo centro diagnóstico de imagem, onde serão oferecidos mais exames com qualidade tecnológica digital (tomografia computadorizada, ultrassom, ecocardiograma, entre outros); acesso facilitado da família militar à estrutura estadual de atenção infantil do Hospital Infantil de Vitória; e um novo prédio para o funcionamento do Centro de Promoção Social da PMES, com um programa de saúde mental aperfeiçoado para melhor atendimento à tropa.
Todas as melhorias foram divulgadas pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Nylton, que revelou a importância da parceria para que o sistema de saúde oferecido à família militar encontrasse a solidez necessária para ir em frente. “A data de hoje é um marco na história de nossa instituição. Desde que assumimos o controle da Polícia Militar, iniciamos metas e ações junto ao governo do Estado, para que o nosso profissional pudesse dispor de uma boa retaguarda de assistência à saúde física e mental. Encontramos na Secretaria de Estado de Saúde um parceiro combativo, leal e resiliente, que nos apoiou incondicionalmente e foi fundamental para encontrarmos soluções para o êxito de nossas ações”, ressaltou.
Para o Secretário de Saúde, Ricardo Oliveira, essa conquista advém do fortalecimento do diálogo entre as instituições, que reorganizou os esforços de todos para o alcance das melhorias. “A confiabilidade e a força de vontade intrínseca a essa parceria ofereceu um redesenho do sistema de saúde oferecido à família militar. O objetivo é continuarmos evoluindo, para que novos progressos tomem corpo”, frisou.
Em sua fala, o Secretário de Segurança Pública, André Garcia, disse que o acordo firmado ultrapassou fronteiras entre planejar e executar, superou dificuldades em meio a situação de crise em que vive o país e resgatou o propósito de acolher e cuidar de quem cuida da sociedade capixaba.
Por sua vez, o Vice-Governador do Estado, César Colnago, falou sobre a relevância de uma prestação de serviço em saúde com dignidade aos policiais e bombeiros militares, que trabalham arriscando suas vidas diariamente. “Esse é um momento em que estamos rompendo paradigmas e fazendo história. A bandeira do Espírito Santo diz: trabalha e confia. Poderia inserir mais uma palavra. Ficaria: trabalha, confia e cria, pois é o que estamos fazendo hoje, criando mais saúde, assistência, repaginando o HPM ”, acrescentou.
Ao final, o Governador do Estado, Paulo Hartung, anunciou que as melhorias apontadas são apenas o começo de uma jornada. “Não trata-se de um ponto de chegada, mas sim de partida. É só o início de uma caminhada. Inventamos uma locomotiva, com a engenhosidade e precisão de um trabalho em equipe, muito bem realizado e liderado pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira e pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Nylton. Os esforços tem o objetivo de proporcionar à família policial militar e bombeiro militar um atendimento digno à saúde. Estamos celebrando hoje esse importante passo, já pensando nos próximos que virão”, finalizou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tel 27 99625 1106 / 98823 8857