Na manhã de hoje (08), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) recebeu a visita da Comitiva de Orientação Técnica da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), promovida pelo Exército Brasileiro (EB). O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, município de Vitória.
Composta pelo Inspetor Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, o General de Divisão Glaucio Lucas Alves, pelo chefe da IGPM, o Coronel de Infantaria Andren Darlan Modernel da Silveira, pelo Comandante do 38º Batalhão de Infantaria, o Coronel Edson Massayuki Hiroshi, e pelo adjunto do IGPM, o 2º Tenente Sidney Jorge da Silva Perdigão, a equipe foi recepcionada pelo Comandante Geral da PMES, o Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, pelo Subcomandante Geral, o Coronel Ruy Guedes Barbosa Júnior, e demais comandantes e diretores da Corporação.
Na oportunidade, a equipe do Exército Brasileiro analisou a exposição dos estandes localizados no hangar do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), onde foram apresentadas as Unidades Especializadas da PMES, com seus armamentos, equipamentos, veículos, animais e serviços desempenhados.
Como parte da visita, os membros da IGPM foram recebidos na Sala de Reuniões do Alto-Comando para participarem de uma apresentação do Comando da Instituição. O Coronel Marcos Antonio iniciou seu discurso salientando que, apesar do difícil momento financeiro pelo qual o Estado atravessa, inclusive tendo que reduzir em torno de 20% os gastos previstos para a PMES neste ano, sua equipe tem conseguido apresentar números satisfatórios. “Publicamente, ao senhor general, reconheço o desempenho da minha equipe, e ressalto o orgulho que tenho em comandar a minha Instituição”, destacou.
O Comandante Geral frisou que o sucesso no resultado das ações da PMES se deu também por meio de ações integradas estrategicamente com outras instituições, a exemplo do que vem acontecendo recentemente no município de Colatina, onde o Exército Brasileiro e a PMES têm atuado conjuntamente na questão do desastre no Rio Doce.
Em sua palestra, o Tenente-Coronel José Augusto Picolli de Almeida, do Estado Maior Geral, apresentou à comitiva o vídeo institucional da PMES, as diretorias e órgãos de execução com seus Comandos de Policiamento, os recursos humanos quanto ao número, emprego e qualificação profissional, os cursos, instruções e estágios oferecidos pela Instituição, o planejamento e as operações realizadas, a situação do material bélico da PMES, sua integração com os demais órgãos de Segurança Pública, o número de abordagens e apreensões de armas e entorpecentes, a organização e articulação dos comandos, além da situação dos meios de transporte utilizado pela corporação.
Após a palestra sobre a PMES, o General Glaucio afirmou durante a apresentação dos serviços da IGPM que, mais do que antes, é necessário que o Exército e as forças policiais militares mantenham o vínculo permanente de maneira específica e, de forma geral, com todas as instituições voltadas para a segurança. Nesse sentido, o oficial explanou sobre a missão da Inspetoria-Geral na coordenação, controle e orientação técnica das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, num total de 50 corporações militares.
“Cada vez mais se torna necessária a integração das forças. Precisamos convergir esforços, mesmo nos tempos de ‘paz’, para resolvermos as crises quando elas surgirem”, pontuou.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573