Após apreenderem mais de 40 pássaros silvestres na zona rural do município de Itapemirim na última segunda-feira (18), militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) encaminharam ao Ibama, em Cachoeiro de Itapemirim, outros 38 pássaros na terça-feira (19). Os animais foram apreendidos em fiscalizações ocorridas entre os dias 10 e 19 de novembro nos municípios de Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iúna e Irupi.
Os 22 trinca-ferros, dois melros, 11 coleiros, dois catataus e um pássaro não identificado, receberam tratamento preliminar na sede da Polícia Ambiental em Guaçuí, sendo devidamente registrados em boletim de ocorrência e relatório fotográfico antes de seguirem para o Ibama.
Os responsáveis pelos pássaros serão intimados a comparecer na Delegacia de Polícia Civil dos respectivos municípios, onde responderão por crime ambiental. Vale ressaltar que os catataus apreendidos se encontram na lista de risco de extinção.
Os pássaros se juntaram a outra apreensão realizada na tarde de terça-feira (19), em uma residência no bairro Bom Pastor em Cachoeiro de Itapemirim, onde os policiais ambientais apreenderam mais um coleiro, um sabiá e um papagaio.
A multa por manter pássaros em cativeiro sem licença é de R$ 500 por unidade sendo que, no caso de espécie em extinção, o valor chega a R$ 5 mil por indivíduo, e a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa. A pena aumenta mais da metade se a espécie for rara ou considerada ameaçada de extinção.
Entrega voluntária
A Polícia Militar Ambiental orienta e incentiva as pessoas que não mantenham animal silvestre em cativeiro de forma irregular, e caso o possua, que procure a sede da Polícia Ambiental mais próxima a fim de fazer a entrega voluntária, para que não haja penalidade ao indivíduo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Douglas Alves Zucolotto
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Christiano Mattos
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573