Na tarde dessa quarta-feira (1º), após denúncia anônima, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental em ação conjunta com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) autuaram um homem em Brejetuba por desmate e queima de vegetação nativa de Mata Atlântica, sem autorização de órgão ambiental. O infrator degradou aproximadamente 58.000 m² e poderá responder criminalmente. O fato ocorreu na localidade Córrego Santa Rita, no município de Brejetuba.
No local foi constatado que o proprietário realizou o desmatamento de Mata Atlântica e queimou a área, que equivale a aproximadamente seis campos de futebol, com o objetivo de preparar o terreno para o plantio de café. Ainda durante a fiscalização, a equipe descobriu a abertura de uma estrada de 800 metros de comprimento, localizada em área de preservação permanente.
O responsável foi autuado pelos agentes do IDAF e teve a atividade embargada. A documentação produzida, juntamente com o relatório fotográfico do dano ambiental, foi encaminhada ao plantão policial de Brejetuba.
A Polícia Ambiental orienta que o interessado em realizar a retirada de vegetação nativa para fins de agricultura ou pecuária deve procurar o IDAF para verificar se a área desejada pode ser autorizada e realizar o licenciamento da atividade. Além disso, anualmente a queima controlada é proibida nos meses de maio a outubro, mas devido ao período de escassez de água que acontece no Estado, este ano a emissão do documento foi suspensa por tempo indeterminado.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8715
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Priscila Pereira Barcelos / Marina Galvêas
Tels.(27) 98802-3244 / 98802-3326 / 3636-1573